Modelo desfila na passarela da Fevest Trend 2024, em Nova Friburgo

FEVEST TREND 2024:
ALTA NOS NEGÓCIOS


Fevest 2024 recebe mais de nove mil pessoas de pelo menos 14 estados brasileiros e cinco países

 

Gerar negócios, lançar tendências e exportar para outros países foram as metas alcançadas da maior feira de lingerie, moda praia, fitness e matéria-prima da América Latina. Em sua 33ª edição, a Fevest Trend 2024, realizada pelo Sindicato das Indústrias do Vestuário de Nova Friburgo e Região (Sindvest), em parceria com a Firjan SENAI, bateu recorde de público, corroborando o recém conquistado título oficial de Capital Nacional da Moda Íntima a Nova Friburgo. Mais de nove mil pessoas, entre confeccionistas, compradores, fornecedores de matéria-prima e serviços percorreram os corredores da feira durante os três dias de evento – de 25 a 27/6, no Nova Friburgo Country Clube. 

 

Ao todo, 140 expositores receberam a visita do público oriundo de pelo menos 14 estados brasileiros - Acre, Amazonas, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Roraima, Santa Catarina e São Paulo – além dos compradores de diversas cidades do Estado do Rio - Cabo Frio, Niterói e São Gonçalo. A presença de empresários estrangeiros também foi identificada: as confecções receberam compradores da Argentina, Chile, Colômbia, Equador e Paraguai.

 

“A Fevest foi grandiosa, e nosso polo ganhou ainda mais força e tração, mostrando porque Nova Friburgo é a Capital Nacional da Moda Íntima. Quero agradecer a todos que participaram e nos apoiaram nesse desafio e vamos celebrar esse resgate”, comemorou o presidente do Sindvest, Gustavo Moraes, que aproveitou para já anunciar a data da 34ª Fevest Trend, de 24 a 26/6/2025, novamente no Country Clube.

 

Atualmente, o município de Nova Friburgo produz mais de 336 milhões de peças por ano, e o setor, que inclui também moda esportiva, praia e roupas de dormir gera aproximadamente 20 mil postos de empregos diretos e indiretos, segundo o Sindivest. 

 

Márcia Carestiato Sancho, presidente da Firjan Centro-Norte, destacou que há 33 anos a Firjan patrocina a feira, porque acredita na força do polo friburguense. “Buscamos apoiar e incentivar as indústrias para potencializar ainda mais essa cadeia produtiva e mostrar para o mundo inteiro as peças produzidas aqui”, afirma.

 

A feira também viabilizou rodadas de negócios, que proporcionaram um ambiente propício para a criação de novas parcerias comerciais. Compradores nacionais e internacionais puderam negociar diretamente com os fabricantes, promovendo o crescimento e a internacionalização das marcas brasileiras.

 

O empresário Felipe Zanon, da Guilff moda praia, também comemorou os resultados da Fevest: “Este ano, tivemos um público novo, compradores maiores, fechamos 20% mais negócios que no ano passado, e ainda teve networking com compradores de todo o país. Foi muito bom”, destacou. Para a gerente geral da Moving moda hitness, Simone Amâncio, o melhor foram os novos contatos. Opinião compartilhada com Andreia Tieko, coordenadora de atacado da CCM: “Tivemos muitos cadastros novos, muita gente interessada e promessas de encomendas. Muita gente veio para conhecer os produtos”, concluiu. 

 

Estande com compradores na Fevest Trend 2024: esta edição da feira registrou aumento de 20% no volume de negócios fechados (Foto: Patrick Enoc/Sindvest)

 

Difusão de conhecimento

 

Além de mostrar o que vai ser tendência com os desfiles com performances e stands das confecções e matéria-prima, a Fevest também ofereceu oportunidades, aprendizado e conhecimento para os participantes, por meio de podcasts, talkshows e palestras sobre liderança, atendimento, e-commerce, sustentabilidade, empreendedorismo feminino, entre outros.

 

E a Firjan marcou presença também com palestras. O Conselho de Mulheres da federação convidou Sharon Azulay, diretora criativa da Blueman, que contou a trajetória dela de sucessão familiar na tradicional marca de roupas moda praia. Carla Pinheiro, presidente do Conselho e diretora da Firjan, e Márcia Carestiato Sancho, vice-presidente do Conselho e presidente do Sindgraf Friburgo, falaram sobre os desafios de assumir negócios fundados por seus pais.

 

“Gostei muito das palestras, principalmente as direcionadas para as mulheres. É muito bom nos sentirmos representadas, recebermos essa atenção, com dicas específicas para as nossas necessidades”, disse Cíntia Overney, consultora de moda de uma loja em Foz do Iguaçu, no Paraná.

 

A Firjan também apresentou na feira o balanço das atividades destinadas a promover a internacionalização das empresas de Nova Friburgo e região. Além da assessoria em comércio exterior, a federação apoiou o Sindvest e seus associados com mais de 20 horas de conteúdo técnico e capacitação, encontros com especialistas da Secretaria de Comércio Exterior do Ministério de Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), da Receita Federal, do Instituto Nacional da Propriedade Intelectual (INPI), da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e também com representantes dos consulados brasileiros em na Colômbia e no Chile. 

 

Na entrada do evento e no estande da Firjan SENAI estava exposto o resultado do trabalho dos alunos do Projeto Integrador Novos Talentos 2024. Este ano, os estudantes da Firjan SENAI Espaço da Moda desenvolveram 18 peças inovadoras utilizando tecnologia embarcada, wearables e biomateriais, que retratam uma "Moda do Futuro". Três looks - Bio Tech, feito de kombucha agregando inovação e sustentabilidade; Reception, desenvolvido para proporcionar aconchego e segurança a pessoas no espectro autista; e Design, arquitetura desenvolvida com a ajuda do corte a laser com tramas de fio de algodão - brilharam no desfile de abertura para uma plateia de empresários e profissionais do setor. A coleção completa ganhou uma apresentação especial na Arena dos Desfiles.

 

“A integração de moda e tecnologia está moldando o futuro da indústria, tornando-a cada vez mais sustentável e personalizada. Os nossos alunos estão sendo preparados para essa nova era da moda”, finalizou Milena Cariello, coordenadora de educação profissional da Firjan SENAI Espaço da Moda.