FORÇA DO SETOR: EVENTO
REÚNE 3,5 MIL PESSOAS


Na abertura do maior evento do setor no país, o Rio Construção Summit (RCS) divulgou estudo da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan) onde aponta que a indústria da construção movimentará R$ 796,4 bilhões na economia brasileira até 2026.

 

Presidente da Firjan, Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira ressaltou que o estudo inédito da federação - em parceria com o Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Rio de Janeiro (SindusconRio), o Sindicato Nacional da Indústria da Construção Pesada-Infraestrutura (Sinicon) e a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) – ratifica a força do setor da construção e o impacto econômico e social em todo o país.

 

“Agradecemos a todos os empresários da construção, pois é tema da maior importância para o desenvolvimento socioeconômico do país”, afirmou Eduardo ao lado do 1º vice-presidente da federação, Luiz Césio Caetano, e de líderes do setor da construção fluminense, presentes na cerimônia de abertura, que atraiu cerca de 3,5 mil pessoas.

 

Para Cláudio Hermolin, presidente do SindusconRio, o evento e os investimentos anunciados marcam o retorno do protagonismo do Rio de Janeiro no setor em nível nacional: “Rio Construção Summit ganhou o apoio de todos - governos municipal, estadual e federal, e iniciativa privada - aqui presentes. Temos empresários, empreendedores, estudantes, representantes dos poderes Executivo e Legislativo, confirmando o potencial do Rio de Janeiro”.

 

Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira, presidente da Firjan, ao lado do 1º vice-presidente da federação, Luiz Césio Caetano, e de líderes do setor da construção fluminense. Foto: Vinícius Magalhães

 

Cláudio Medeiros, presidente do Sinicon, destacou que o volume de investimentos em construção no Brasil alavanca a engenharia nacional e o crescimento do país. Ele lembrou que, segundo o estudo, os recursos têm o potencial do PIB total da região Centro-Oeste brasileira. O presidente da CBIC, Renato Correia, afirmou que os investimentos previstos e a realização do RCS só valorizam a indústria da construção.

 

Prefeito do Rio, Eduardo Paes afirmou que seu governo trabalha para tornar cada vez mais pujante e ativa a indústria da construção. “É o setor mais importante reunido na cidade do Rio de Janeiro. Na prefeitura, trabalhamos juntos a partir dos investimentos públicos e das parcerias público-privadas”.

 

Já o governador Cláudio Castro destacou o potencial econômico e de produção do estado do Rio diante a esfera federal. Segundo ele, além de ser o principal produtor de óleo e gás do país, o Rio de Janeiro também precisa do setor da construção para crescer ainda mais.

 

Clique aqui e acesse o estudo “Investimentos em infraestrutura e habitação – Impacto da cadeia produtiva da construção.