Publicado em 26/12/2024 - Atualizado em 06/01/2025 15:07
ARTICULAÇÃO EM BRASÍLIA
E NO RIO GERA FRUTOS
Articulação da Firjan é destaque da segunda reportagem especial da série Retrospectiva 2024 da Carta da Indústria
Encontros, reuniões e eventos – ações da Firjan para articular melhor os interesses da indústria fluminense com autoridades do Executivo e do Legislativo. Em 2024, a diretoria da federação recebeu e se encontrou com inúmeras personalidades relevantes em Brasília e no Rio. Podemos destacar as reuniões com o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin; as ministras Nísia Trindade, da Saúde, e Aparecida Gonçalves, da Mulher; os ministros Ricardo Lewandowski, da Justiça e Segurança Pública, e Silvio Costa Filho, de Portos e Aeroportos. Temas como a Nova Indústria Brasil, o Complexo Industrial da Saúde, a Campanha pelo Fim do Feminicídio, o Combate ao Brasil Ilegal estiveram entre a tônica nesses eventos.
Marcaram presença também diplomatas (embaixadores e cônsules) do Reino Unido, Japão, Países Baixos, Dubai, Vietnã, Georgia e Malásia. Neste ano, devido ao G20 no Rio de Janeiro, foi realizado um almoço com 20 cônsules e outros eventos com chefes de Estado na Firjan, como o presidente francês, Emmanuel Macron, e o primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, além de sua Alteza Real da Bélgica, a Princesa Astrid.
O vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin, participou da cerimônia de posse das diretorias Firjan e CIRJ 2024-2028, em outubro, quando confraternizou com Luiz Césio Caetano, atual presidente, e Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira, agora presidente do Conselho Superior da Firjan.
Antes disso, em julho, Alckmin recebeu de Caetano os resultados do Grupo de Notáveis (Wise Group), com as Propostas da Firjan à Nova Indústria Brasil (NIB). O vice-presidente da República também participou de forma online do evento de comemoração do Dia da Indústria na sede da Firjan, em maio. Em março, uma delegação de empresários fluminenses da Firjan se reuniu com o Geraldo Alckmin e com o presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Ricardo Cappelli.
Já a ministra da Mulher, Aparecida Gonçalves, participou de várias ações junto com a presidente do Conselho Empresarial de Mulheres, Carla Pinheiro, além de outros integrantes da federação. Em setembro, a ministra esteve na comemoração dos dois anos de criação do Conselho. Em agosto, as duas líderes participaram do lançamento da Mobilização Nacional pelo Feminicídio Zero, em Brasília. A iniciativa do governo federal tem o objetivo de enfrentar casos de violência contra mulheres em todo o país. Em junho, Aparecida Gonçalves se reuniu com Caetano e Carla para tratar sobre iniciativas do Ministério e apresentar os projetos desenvolvidos pelo Conselho Empresarial de Mulheres.
A ministra Nísia Trindade, da Saúde, também fez parte de ações da federação em 2024. Nísia recebeu a Medalha do Mérito Industrial do Rio de Janeiro, em setembro. No evento, Nísia reforçou a importância do trabalho conjunto dos setores público e privado para a concretização do Complexo Industrial da Saúde.
Combate ao Brasil Ilegal foi tema de articulação com o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, em seminário organizado pela Firjan, Fiesp e CNI em abril; e com o deputado federal Alberto Fraga (PL/DF), presidente da Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado no Conselho de Defesa, em junho.
Em outro encontro com autoridades no ano, Carlos Frederico Aguiar, vice-presidente da Firjan CIRJ, apresentou soluções tecnológicas da rede de institutos da Firjan SENAI SESI ao ministro da Defesa, José Múcio, em dezembro, durante a Mostra BID Brasil – Base Industrial de Defesa.
Estadual
Mais de 300 projetos de lei de interesse da indústria fluminense estão sendo acompanhados pela Firjan na Assembleia Legislativa e nas Câmaras Municipais. Nessa ação, são promovidas reuniões e articulação com deputados, vereadores e representantes do Executivo. A articulação é realizada também em encontros no Gabinete da Presidência da Firjan, nos Conselhos Empresariais e Fóruns Setoriais e nos nove Conselhos Regionais no interior do estado.
Ao longo do ano, foram realizadas no interior do estado 136 reuniões de articulação com empresários, sendo 83 autoridades em visita à Firjan e 53 reuniões externas.
A secretária de Estado de Educação, Roberta Barreto, participou de seminários na Firjan, em setembro, inclusive o de adesão ao Pacto Estadual pelo Enfrentamento das Causas à Infrequência, ao Abandono e à Evasão Escolar no RJ. No mesmo mês, a secretária esteve na abertura do II Encontro de Educadores do Século XXI, na Casa Firjan, evento que promoveu reflexões sobre inovação educacional, desafios e tendências da educação do futuro.
O tema meio ambiente gerou alguns eventos, como o Seminário de Segurança Hídrica, que teve a presença de Bernardo Rossi, secretário estadual de Meio Ambiente. Já Deise de Oliveira Delfino, então vice-presidente do Inea, participou dos Diálogos sobre Obrigações Ambientais 2024.
A bancada federal do Rio de Janeiro discutiu a Reforma Tributária, em junho, em reunião do Conselho de Assuntos Tributários, enquanto a bancada da Alerj participou de encontro da Indústria Audiovisual em setembro, em visita ao Centro de Referência em Cinema e Audiovisual da Firjan SENAI SESI Laranjeiras.
Em outubro, a reunião foi entre o governador Cláudio Castro, no Palácio Guanabara, e empresários associados à Firjan para tratar de pleitos da indústria nas áreas de infraestrutura, meio ambiente, tributária e habitacional.