Na entrada do evento, público teve acesso ao espaço Jornada da Engenharia

EVENTO REUNIU
MAIS DE 10 MIL PESSOAS


Cerca de 10 mil pessoas, entre autoridades, palestrantes nacionais e internacionais, profissionais e estudantes da área, passaram pelo Armazém 3 do Pier Mauá, durante os três dias do Rio Construção Summit, maior evento da construção realizado no Brasil. “O tamanho desse evento deixa evidente a força que o nosso setor tem nessa retomada da economia. Mostra também que existe uma demanda reprimida por esse tipo iniciativa”, disse Claudio Hermolin, presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Rio de Janeiro (SindusconRio), realizador do evento. Para Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira, presidente da Firjan, o setor da construção sai fortalecido com o encontro, destacando sua importância para o país em termos econômicos e de geração de empregos. “Os números são impressionantes. Foi um evento de porte internacional, com conferências e debates muito ricos. Movimentamos engenheiros, arquitetos, estudantes e a opinião pública e mostramos a grande contribuição da indústria da construção para o desenvolvimento econômico e social do Brasil”, enfatizou.

 

Durante os três dias, foram realizados 72 painéis, reunindo 272 debatedores, moderadores e palestrantes. Ao todo, foram 101 horas de conteúdo ao vivo, assistido por um público que lotou todas as cinco salas: a Arena Firjan e os auditórios Firjan IEL, Midea Carrier, Águas do Rio e sala Arpoador. Além de assistir a debates e palestras, o público teve a oportunidade de ter experiências imersivas e informações sobre inovação relacionadas ao setor da construção no Espaço Firjan SENAI Como se Faz, Espaço Firjan SESI Quem Constrói, Espaço Firjan SENAI Tour Virtual, Túnel de Inovação e Jornada da Engenharia. 

 

Público lotou os corredores do Armazém 3
Público lotou os corredores do Rio Construção Summit nos três dias de evento. Foto: Luciola Villela.

 

O governador do Estado do Rio de Janeiro, Claudio Castro, o prefeito da cidade, Eduardo Paes, os prefeitos de São Paulo, Ricardo Nunes, e de Belo Horizonte, Fuad Noman, além de secretários municipais, estaduais, vereadores e autoridades prestigiaram o encontro, participando de painéis, debates e mesas-redondas. Mais de 500 empresários do setor da construção estiveram presentes, e foram realizadas rodadas de negócio. O Rio Construção Summit também sediou a reunião da Federação Interamericana da Indústria da Construção (FIIC), que reúne representantes das 19 Câmaras da Construção de 18 países da América Latina. 

 

Marcelo Kaiuca, presidente do Fórum Setorial da Construção Civil da Firjan, também destacou o sucesso do Rio Construção Summit. “Criamos um evento para movimentar a cidade e o mercado que, aliás, vive hoje um momento glorioso. O Rio precisa disso, o mercado precisa desse movimento. Foi um trabalho que nos demandou bastante e gostaria de agradecer a absolutamente todos que contribuíram para esse evento”, disse.

 

Apresentado pela Firjan e a Firjan IEL, o Rio Construção Summit é uma realização do SindusconRio, tendo como parceiros estratégicos a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), o Sindicato Nacional da Indústria da Construção Pesada (Sinicon), a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e a Federação Interamericana da Indústria da Construção (FIIC). Foram patrocinadores a Secretaria de Habitação de Interesse Social, do Governo do Estado do Rio de Janeiro, a InvestRio, da Prefeitura do Rio, e o Sebrae. A CAIXA foi o banco oficial. O evento teve ainda como parceiros a Águas do Rio e a Mútua, e como apoiadores a Midea, a Carrier e a CSN Cimentos. A organização do evento foi da Open Brasil.

 

RIO CONSTRUÇÃO SUMMIT EM NÚMEROS

3 dias de evento  
101 horas de conteúdo ao vivo   
72 painéis realizados, reunindo 272 debatedores, moderadores e palestrantes  
500 empresários do setor da construção reunidos  
Total de 10 mil pessoas participaram do evento, o dobro do previsto.   
25% do total do público foram estudantes: 2.500 alunos de instituições de ensino passaram pelo evento

 

Confira a cobertura completa do Rio Construção Summit na Carta da Indústria