a Casa Firjan em Botafogo, Rio de Janeiro (Foto: Paula Johas)

CASA FIRJAN 6 ANOS:
HUB DE INOVAÇÃO E TENDÊNCIAS


Instalada numa área de 10 mil m² em Botafogo, Zona Sul do Rio, a Casa Firjan se firmou, em seis anos, como um hub de inovação e tendências fundamental para a Nova Economia, sendo um farol para novos comportamentos, tecnologias e formas de consumo.

 

“Em apenas seis anos, a Casa Firjan estabeleceu-se como um dos principais centros de inovação do Brasil, com foco em empresários e profissionais, buscando oferecer soluções para os desafios da Nova Economia. Seja com os Reports de Macrotendências, o Festival Futuros Possíveis, a ampliação de portfólio para educadores neste ano ou com o Mapeamento da Indústria Criativa, estamos contribuindo efetivamente para a autossutentabilidade da nossa sociedade e da economia”, afirma Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira, presidente da Firjan.

 

Veja detalhes da Casa neste ensaio dos repórteres fotográficos Paula Johas e Bernardo Cartolano.

 

Imponente, o prédio tombado pelo patrimônio histórico e cultural do Rio se tornou radar de tendências, a partir de 2018, com a inauguração da Casa Firjan (Foto: Bernardo Cartolano)

 

 

O prédio contemporâneo em harmonia com o patrimônio histórico ganhou o 2º lugar do Prêmio Saint-Gobain de Arquitetura por sustentabilidade. O prédio abriga, por exemplo, o Lab de de Tendências e o Fab Lab, onde empresas e profissionais encontram oportunidades para inovar com fabricação digital. (Foto: Bernardo Cartolano)


 

Em diversos eventos realizados nos espaços, os participantes são convidados a conhecer as tendências mapeadas e a refletir como impactarão nos seus negócios e profissões. Nesses ambientes, também são elaborados estudos e outros conteúdos exclusivos sobre inovação e tendências (Foto: Bernardo Cartolano)

 

 

Em harmonia com o estilo art nouveau, a Casa Firjan une o ecossistema de inovação do estado do Rio (Foto: Bernardo Cartolano)

 

 

 Nos espaços são oferecidas soluções que conectam a indústria com o futuro. É o caso do Festival Futuros Possíveis, que este ano terá sua sétima edição em 25 e 26/10 (Foto: Bernardo Cartolano)

 

 

Detalhe da construção: o prédio histórico passou por um processo de restauro para abrigar a Casa Firjan, onde são realizados diversos eventos para debater, por exemplo, soft power, indústria criativa e potencialidades do Rio (Foto: Paula Johas)

 

 

A Casa, restaurada. A unidade da Firjan já recebeu 800 mil pessoas em seus diferentes espaços (Foto: Paula Johas)

 

 

Nesse local, há exposição permanente sobre a história da Casa - erguida em 1906. As visitas gratuitas podem ser feitas de terça a domingo, das 9h às 19h (Foto: Paula Johas)