Momento do Desafio Pitch no Rio Construção Summit (Foto: Luciola Villela/Firjan)

DESAFIO PITCH:
SOLUÇÕES INOVADORAS


Para promover a inovação e a competitividade das empresas do setor, a Firjan IEL e o Sinduscon-Rio promoveram o Desafio Rio Construção Pitch, que aconteceu no primeiro dia do Rio Construção Summit, em 19/09, com a apresentação e reconhecimento de seis startups do Rio de Janeiro. Quem levou o primeiro lugar foi a Nimbus Meteorologia, de Luiz Felippe Costa, seguida pela Nextone, de Carlos Fernando Carvalho Motta

 

O serviço oferecido pelo vencedor consiste em um sistema para gestão de risco climático para obras que, segundo Costa, “é focado em resolver uma das maiores dores dentro do setor da infraestrutura, que é como lidar com as condições externas”. Para o CEO da startup, o prêmio é muito importante, tanto do ponto de vista do negócio quanto de reconhecimento de trajetória. “É um excelente selo dentro do setor de construção e acho que nós temos trabalhado muito em mostrar o valor da nossa startup; então, com certeza vai agregar muito”, completou. 

 

André Medina, gerente de Inovação da Andrade Gutierrez e um dos integrantes da banca, destacou o grande potencial dos participantes e a importância de iniciativas como o Desafio Pitch, para que grandes empresas possam ajudar no desenvolvimento das startups. “É isso que vai trazer a solução e nos ajudar como corporação”, afirmou. Sobre o campeão, André considerou que um dos principais diferenciais que levaram a Nimbus à vitória foi o fato da empresa já possuir um modelo de negócio validado.

 

A partir da esqu.: Marcelo Kaiuca (presidente do Fórum Setorial da Construção Civil da Firjan), Antonio Alvarenga ( diretor superintendente do Sebrae-Rio), Luiz Felippe Costa (da Nimbus Meteorologia, vencedor do Desafio) e Julia Zardo (gerente de Ambientes de Inovação da Firjan) Foto: Above Studio

 

Soluções inovadoras

 

Julia Zardo, gerente de Ambientes de Inovação da Firjan, explica que o objetivo do Desafio foi trazer soluções inovadoras para os setores da construção e imobiliário, além de serviços tecnológicos de suporte para esses dois segmentos. “Nossa área faz muito essa relação entre as pesquisas desenvolvidas pela academia, as soluções criadas pelas startups e conecta tudo isso com os desafios e as necessidades das empresas. Então a ideia desse desafio foi buscar atores da cadeia da construção e do ecossistema de empreendedorismo para conhecer essas soluções.”

 

A pré-seleção foi feita por uma comissão interna a partir das indicações recebidas, e o resultado final veio após a apresentação e avaliação da banca durante o evento. Além de Julia e de Medina, a banca foi composta por Antônio Alvarenga, diretor-superintendente do Sebrae-RJ; Alexandre Pandolfo, senior advisor da Potato Valley Ventures; João Vitor Teixeira, coordenador de Inovação e P&D da Concremat; e Mariana Rossatti Molina, especialista em Inovação Aberta da Tigre. 

 

Segundo Marcos Oliveira, especialista de Ambientes de Inovação da Firjan, os critérios de avaliação que levaram ao resultado foram tecnologia, mercado, modelo de negócio, time de empreendedores, potencial de inovação e impacto para os setores da construção e imobiliário e para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS). O primeiro colocado levou R$ 10 mil e o segundo R$ 5 mil, além do troféu, feito no FabLab da Firjan, e de certificados e um material promocional digital para que as empresas possam expor a conquista. 

 

A Nextone, por sua vez, apresentou sua proposta de novos materiais para uso em construção civil a partir de resíduos de mineração e industriais. “Somos desenvolvedores das tecnologias inovadoras e estamos buscando parceiros para investimento na fabricação de alguns dos materiais que já estão em um nível de desenvolvimento próximo mais avançado”, contou Motta. 

 

Também participaram do Desafio a Aquapower, de Franco Vernazza; Construaction, de Mizael Pinheiro Gomes; Pró-reforma, de Flávia Schmidt de Andrade Lima; e Tetris Modular, de Pedro Ferreira.

 

A partir da esqu.: Marcelo Kaiuca, Antonio Alvarenga, Carlos Fernando Carvalho Motta (da Nextone, segundo lugar no Desafio) e Julia Zardo (Foto: Above Studio)