Especialistas e representantes de entidades debatem sobre os desafios da mineração na construção civil durante o evento

DESAFIOS DA MINERAÇÃO
NA CONSTRUÇÃO CIVIL


Os desafios enfrentados pelo setor mineral protagonizaram a mesa redonda “O Papel da Mineração na Construção Brasileira”, nesta quinta-feira (21/09), último dia do Rio Construção Summit. Moderado pelo presidente do Fórum Setorial de Mineração da Firjan, Henrique Nora Júnior, que também é presidente da Firjan Sul Fluminense, o debate teve como keynote speaker Raul Jungmann, diretor-presidente do Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram).

 

Dados apresentados por Jungmann demonstraram a ligação direta da mineração na construção civil. E reforçaram a abordagem inicial de Nora, a respeito de ambas as atividades “caminharem juntas e contribuírem igualmente para o desenvolvimento sustentável do Brasil”.

 

O debate contou com a participação de Reinaldo Dantas Sampaio, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Rochas Ornamentais (ABIROCHAS); Fernando Mendes Valverde, presidente da Associação Nacional das Entidades de Produtores de Agregados para Construção (Anepac); e Tasso Mendonça Júnior, diretor da Agência Nacional de Mineração (ANM).

 

Segundo os números apresentados, cerca de dois terços da produção mineral mundial é de agregados. Relevância econômica que, de acordo com os debatedores, não tem a devida atenção. “A mineração não tem consumidor final. Então, não é reconhecido e percebido o que é mineral, um produto manufaturado que é a base de tudo. Esse é um de nossos grandes desafios”, afirmou o presidente do Ibram.

presidente do Fórum Setorial de Mineração da Firjan, Henrique Nora fala sobre a importância da atividade para o setor
Presidente do Fórum Setorial de Mineração da Firjan, Henrique Nora Júnior, em debate sobre investimentos na mineração

Ao longo da explanação, os palestrantes reforçaram sobretudo a necessidade de maior investimento na mineração, sob a ótica de ser uma atividade estratégica e fundamental. “Poucos produtos que são utilizados em uma obra não vêm da mineração. É importante que a gente trabalhe em conjunto: o poder público, a sociedade civil organizada e os empresários, pela mineração de forma sustentável e responsável. Não há como fazer nada disso se não for minerando, é preciso ter esse olhar”, defendeu o presidente do Fórum Setorial de Mineração da Firjan.

 

Para dar continuidade a essa discussão, Henrique Nora Júnior convidou todos os participantes da mesa para uma reunião, a fim de que sejam traçadas ações conjuntas e efetivas pelo protagonismo do setor mineral.