Alunos do Ensino Médio da Escola Firjan SESI RJ

ESCOLAS FIRJAN SESI:
EXCELÊNCIA PARA O ENEM


Comprometida com a missão institucional de promover a competitividade empresarial e contribuir para o desenvolvimento sustentável do estado do Rio de Janeiro, a Escola Firjan SESI tem se destacado na formação acadêmica e profissional dos jovens, preparando-os não apenas para os desafios do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), mas também para um futuro promissor na sociedade. A instituição se posiciona como um agente transformador na Educação Básica e está presente em 13 municípios com uma rede de 17 escolas. Apenas em 2023, a Escola Firjan SESI ofereceu mais de 15 mil matrículas gratuitas, alinhando-se aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU e às diretrizes do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), da Organização das Nações Unidas (ONU).

 

Para a Firjan, signatária do Pacto Global da ONU, a Educação Básica de qualidade é um degrau fundamental rumo a uma Educação Profissional de excelência, base para sustentar a Indústria 4.0. Essa visão faz parte da agenda de Propostas Firjan para um Brasil 4.0, lançada em 2022. A Escola Firjan SESI está alinhada com essa agenda, integrando a educação e a tecnologia, de modo a preparar os alunos para as demandas do mercado de trabalho contemporâneo.

 

Vinicius Mano, gerente de Educação Básica da Firjan SESI, destaca que a instituição oferece a carga horária máxima permitida por lei, com 4.200 horas em três anos de Ensino Médio, combinando 3.000 horas de Educação Básica com outras 1.200 horas de formação técnica e profissional. "Isso proporciona aos alunos mais tempo para absorver conteúdos e participar de atividades que enriquecem seu aprendizado", afirma. Além disso, a Escola Firjan SESI oferece atividades extras, como projetos de robótica, ciência e matemática e um programa especial de preparação para o Enem chamado pré-Enem, que proporciona uma preparação mais afinada para o exame.

 

 

"Dentro da carga horária normal no nosso novo Ensino Médio, temos os clubes de área de conhecimento. São eles: Clube de Matemática, Clube de Humanas, Clube de Linguagens e Clube de Ciências da Natureza. No final do terceiro ano, esses clubes também passam a ter uma ação mais voltada à preparação para os vestibulares, seja trazendo pessoas para ajudar os alunos a pensarem e definirem suas carreiras, seja aprofundando os conhecimentos dos estudos para a prova e a resolução das questões", acrescenta Mano.

 

O exemplo de uma ex-aluna

 

Nina Eleuterio dos Santos, ex-aluna da Escola Firjan SESI São Gonçalo, é um exemplo vivo do impacto positivo do ensino SESI. "Os principais diferenciais que a Firjan SESI me ofereceu foram as aulas focadas no Enem, com os exercícios, os simulados e o pré-Enem. Isso tudo foi fundamental para minha aprovação na Universidade Federal Fluminense (UFF) em Engenharia de Recursos Hídricos e Meio Ambiente", compartilha. Ela enfatiza a importância da organização adquirida durante o Ensino Médio, que a ajudou na faculdade: "O ritmo integral e as muitas atividades me ajudaram a não me sobrecarregar na faculdade".

 

Para Nina, passar no Enem foi uma das melhores sensações. "Ver todo o esforço recompensado com a vaga na faculdade que eu queria é uma grande conquista. Às vezes, desanimamos no meio do caminho, mas conseguir uma vaga em uma faculdade federal traz uma alegria imensa. A educação é o pilar de qualquer sociedade bem formada, e a qualidade da educação é essencial para abrir portas de oportunidades na vida. A Firjan SESI oferece essa educação de qualidade, principalmente com o ensino gratuito, que é essencial. Gostaria que todos tivessem a oportunidade de estudar em uma escola como o SESI, que oferece muita estrutura, professores acolhedores e um ambiente como uma segunda casa", reforça a estudante de Engenharia.

 

"Um conselho para os atuais alunos que estão se preparando para o Enem é aproveitar ao máximo a escola, participar de projetos que ampliam a visão e trazem conhecimentos extras, estar sempre presente no pré-Enem, que é um modelo eficaz, e confiar que o ensino que têm é suficiente para alcançar seus objetivos", finaliza a ex-aluna, que pretende se formar em Engenharia Ambiental e trabalhar na área socioambiental.

 

Alunos da Escola Firjan SESI aprendem robótica desde a Educação Básica (Fotos: Paula Johas)

 

A Escola e os ODS

 

A Escola Firjan SESI contribui diretamente para vários ODS. “Vemos uma relação clara com o ODS 4, que é oferecer educação de qualidade. Nosso programa de Ensino Médio também apoia o ODS 8, que trata de emprego digno e crescimento econômico ao formar alunos com boa qualidade e com formação técnica profissional”, complementa Vinicius Mano. Além disso, a escola promove o ODS-5, ao incentivar a igualdade de gênero nos programas de ciências, robótica e matemática; e o ODS 10, ao atuar na redução das desigualdades, oferecendo gratuidade para alunos de baixa renda.

 

Atualmente, o Ensino Médio é gratuito e uma parte das vagas do Fundamental também conta com esse benefício. Já os trabalhadores da indústria têm desconto nas mensalidades pagas e ainda contam com preferência na seleção para o Ensino Médio, caso passem nas provas. Essa seleção privilegia, em primeiro lugar, os alunos de baixa renda da instituição que estejam migrando do Ensino Fundamental para o Médio, em seguida, vêm os industriários e, por fim, candidatos externos.

 

"Formamos alunos que futuramente trabalharão na indústria, contribuindo para a inovação e melhorias nos processos industriais e na infraestrutura do país. Esses alunos e alunas, muito provavelmente, poderão buscar empregos e oportunidades melhores de crescimento social e econômico", finaliza Mano.