Desfile de abertura da Fevest 2024, em Nova Friburgo

FEVEST 2024:
MODA DO FUTURO


Nas passarelas da maior feira de moda íntima, praia e fitness do Brasil, a Fevest Trend 2024, realizada pelo Sindicato da Indústria do Vestuário de Nova Friburgo e Região (Sindvest), em parceria com a Firjan SENAI, desfilaram couro de kombucha, tecidos impressos com filamentos sustentáveis na impressora 3D, sensores com funções preventivas para a saúde e bem-estar, tecidos inteligentes, moda digital com design 3D e materiais reciclados cortados na máquina de corte à laser criando formas estruturadas e sofisticadas. Esses são apenas alguns dos elementos presentes na coleção desenvolvida por alunos da Firjan SENAI Espaço da Moda, em Nova Friburgo, com peças que fazem parte do Projeto Integrador Novos Talentos 2024. 

 

Luiz Césio Caetano, 1º vice-presidente da Firjan, participou da cerimônia de abertura do evento e ressaltou a contribuição da Firjan SENAI para o desenvolvimento do polo de moda íntima. “Por três anos consecutivos, a Firjan SENAI Espaço da Moda ganhou a melhor nota de formação profissional do Brasil e vem atuando para firmar-se como Centro de Referência da Moda, com produtos inovadores, tecnológicos e de alto valor agregado”, destacou. 

 

Na abertura da feira, nesta terça (25/6), no Nova Friburgo Country Club, três looks - Bio Tech, feito de kombucha agregando inovação e sustentabilidade; Reception, desenvolvido para proporcionar aconchego e segurança a pessoas no espectro autista; e Design, arquitetura desenvolvida com a ajuda do corte a laser com tramas de fio de algodão - brilharam para uma plateia de empresários e profissionais do setor. A coleção completa fica exposta até quinta-feira (27/6), último dia do evento. 

 

Este ano, de acordo com a organização do evento, a Fevest Trend 2024 está 70% maior, com foco em negócios, exportação e lançar tendências do setor. Cerca de 150 expositores apresentam as novidades de confecção, matéria-prima, serviço e tecnologia. 

 

Presidente do Sindivest e 1º vice-presidente da Firjan na Fevest 2024
Gustavo Moraes, presidente do Sindvest Nova Friburgo, e Luiz Césio Caetano, 1º vice Firjan, na Fevest Trend 2024  | Foto: Vinícius Magalhães

 

Gustavo Moraes, presidente do Sindvest, lembrou que durante a edição do ano passado foi lançado o projeto Sindexporta, promovendo capacitação para que o Polo Têxtil se fortaleça cada vez mais como um núcleo exportador. “Já estamos colhendo frutos. Tivemos um aumento de 20% nas exportações em Nova Friburgo, segundo o boletim Rio Exporta, da Firjan”, analisou o empresário. 

 

O município de Nova Friburgo, na Região Centro-Norte, produz mais de 336 milhões de peças por ano, e o setor - que inclui também moda esportiva, praia e roupas de dormir - gera aproximadamente 20 mil postos de empregos diretos e indiretos, segundo o Sindvest. Moraes definiu a edição atual como simbólica, pois, finalmente, Nova Friburgo recebeu o título oficial de Capital Nacional da Moda Íntima, através de lei federal sancionada no início deste mês. 

 

Também presente ao evento, o prefeito friburguense Johnny Maycon exaltou o empreendedorismo local. “Nova Friburgo tem a maior feira de vestuário da América Latina, apresentando estrutura, diferencial e qualidade. Quero agradecer às empresas por tudo que fazem em prol do desenvolvimento da cidade”, disse. 

 

Capacitação para exportar: entraves e desafios 

 

À tarde, no "Fevest Talk", a Firjan apresentou o balanço das atividades destinadas a promover a internacionalização das empresas de Nova Friburgo e região. Além da assessoria em comércio exterior, a federação apoiou o Sindvest e seus associados com mais de 20 horas de conteúdo técnico e capacitação, encontros com especialistas da Secretaria de Comércio Exterior do Ministério de Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), da Receita Federal, do Instituto Nacional da Propriedade Intelectual (INPI), da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e também com representantes dos Consulados brasileiros em Bogotá (Colômbia) e Santiago (Chile).  

 

O coordenador da Firjan Internacional, Giorgio Rossi, apresentou também as perspectivas e resultados das exportações do setor: “As perspectivas são animadoras. O Pólo produz por ano mais de 336 milhões de peças. Nas exportações, o setor têxtil de Nova Friburgo teve alta de 20% em 2023, em relação ao ano anterior, um bom horizonte para a economia local.”

 

Rossi detalha que os maiores importadores de moda íntima, praia e fitness do estado do Rio de Janeiro são EUA, Uruguai e Portugal. Já as vendas externas de Nova Friburgo têm como destinos Uruguai, seguido de Argentina e Bolívia, de acordo com dados de 2023 elaborados pela Firjan Internacional com base nas informações da Secretaria de Comércio Exterior (Secex) do MDIC. 


“O projeto Sindexporta/Sindvest se materializou. As atividades de capacitação estão sendo desenvolvidas desde o ano passado e culminaram, onde inclusive conta-se com atendimento nos estandes aos empresários que estejam necessitando de assessoria. Foi uma idealização do sindicato, que buscou parceiros, como a Firjan. Nós, como entidade de representação empresarial, estamos dando todo o suporte necessário ao Sindvest e fortalecendo as empresas associadas que buscam o caminho da exportação”, acrescenta o coordenador.