Publicado em 06/01/2025 - Atualizado em 06/01/2025 15:05
FIRJAN DEBATE G20
O ANO TODO
Série Retrospectiva 2024: Firjan dialoga e participa de encontros estratégicos para contribuir com G20 no Rio
O G20 no Rio aconteceu em novembro, mas movimentou a Firjan o ano todo de 2024, com debates, eventos e discussões. A maratona pró-G20 começou em janeiro, com o lançamento do Panorama da competitividade dos países do G20 Brasil 2024 e com a abertura dos trabalhos do Business (B20) Brasil – grupo que reúne empresários dos mesmos países que formam a Cúpula das principais economias do mundo. O encontro registrou a presença de 546 lideranças empresariais brasileiras e estrangeiras e autoridades, incluindo o vice-presidente da República Geraldo Alckmin, além de ter alcançado mais de 2.700 visualizações pelo YouTube. Já em novembro, o ponto alto foram os encontros com dois chefes de Estado na Casa Firjan: o presidente da França e o primeiro-ministro do Reino Unido.
Ao todo, os 10 eventos relativos ao G20 realizados pela federação reuniram cerca de 2.500 autoridades e lideranças políticas e empresariais nacionais e estrangeiras. Como mais uma forma de contribuir com o Grupo, a Firjan também lançou uma plataforma de inteligência comercial com dados e análises relevantes sobre a pauta exportadora e importadora do Brasil, o Monitor Firjan Internacional.
“O Rio de Janeiro teve a honra de ser palco do G20, um fórum que reuniu líderes globais, empresários e formadores de opinião de todo o mundo. Foi uma oportunidade única para reforçar a posição do nosso país como protagonista em temas estratégicos para o desenvolvimento econômico e social”, constatou Luiz Césio Caetano, presidente da Firjan.
O empresário pontuou que a Firjan esteve presente em agendas oficiais e em encontros estratégicos que dialogaram diretamente com a missão de promover o crescimento da indústria fluminense. Caetano recebeu o presidente da França, Emmanuel Macron, em um jantar de negócios na Casa Firjan.
O primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, destacou a importância do Brasil como parceiro comercial e os avanços em pautas de transição energética e combate à fome. Além disso, o presidente da Firjan participou em Brasília, em 20/11, da recepção ao presidente da China, Xi Jinping. O evento de recepção a Xi Jinping foi oferecido pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. Entre outras autoridades, Caetano esteve acompanhado do presidente da CNI, Ricardo Alban, e do vice-presidente da República, Geraldo Alckmin.
“A Firjan reforça, com essas ações, seu compromisso com o futuro da nossa indústria. Estamos engajados em ampliar oportunidades de negócios, fomentar o comércio internacional e atrair investimentos que impactem positivamente a economia do Rio de Janeiro. Como costumo dizer, vamos trabalhar com ousadia e responsabilidade, sempre buscando o que pode ser melhor", acentuou Caetano.
França
Macron debateu sobre expansão industrial, inovação e transição energética, reforçando as relações comerciais entre França e Rio de Janeiro. Recepcionado pelo presidente do Conselho Superior da Firjan, Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira, o presidente francês participou de um encontro reservado com empresários do Brasil e os ministros da Fazenda, Fernando Haddad, e da Saúde, Nísia Trindade.
“A França é um tradicional investidor no Brasil e, em especial, no Rio de Janeiro”, afirmou Eduardo Eugenio.
Reino Unido
O primeiro-ministro do Reino Unido, Keir Starmer, participou de uma entrevista coletiva com jornalistas britânicos e brasileiros, na Casa Firjan.
“Esse encontro reforça a importância do Reino Unido como parceiro de negócios do estado do Rio e do Brasil. O relacionamento internacional sempre foi uma das prioridades da Firjan, buscando estimular o comércio internacional, identificar oportunidades de negócios para nossas empresas no exterior e para atrair investimentos estrangeiros”, diz Caetano.
ESG & Compliance
Na semana do G20, a Firjan, em parceria com o Instituto New Law, organizou o evento ESG & Compliance Summit: Rio G20 Special Edition, na Casa Firjan. A partir de palestras e casos práticos, advogados e profissionais das áreas de sustentabilidade, terceiro setor e compliance se aproximaram de conceitos e novas tendências da realidade, com a presença de palestrantes internacionais e nacionais.
Nesse Summit, os organizadores perceberam que as empresas estão adotando mais práticas de conformidade, porque comprovam que trazem melhor eficiência e produtividade para os negócios.
Monitor Firjan Internacional
Às vésperas da reunião de cúpula do G20, a Firjan lançou o Monitor Firjan Internacional, plataforma de inteligência comercial com dados e análises relevantes sobre a pauta exportadora e importadora do Brasil, do estado do Rio e dos países do G20. A ferramenta abrange dados dos 27 países participantes do G20 2024, os quais registraram uma corrente de comércio de US$ 43 bilhões com o Rio de Janeiro, em 2023.
A ferramenta apresenta um briefing geopolítico sobre os países e permite uma análise rápida e personalizada por setor e indústria, oferecendo ao empresário insights valiosos para compreender as relações do país e do estado fluminense com o comércio exterior.
Roterdã
Em novembro, o vice-prefeito de Roterdã, Robert Simons, e o presidente do Conselho Empresarial de Infraestrutura da Firjan, Mauro Viegas, discutiram transição energética a partir do projeto “Green Ports Partnership”, que promove iniciativas públicas e privadas de “portos verdes”, focando em logística portuária e produção de hidrogênio verde.
Brasil e Vietnã
Também em novembro, a Firjan apoiou o Fórum de Negócios Brasil-Vietnã, no Planetário da Gávea, que reuniu membros do governo vietnamita e da Embaixada do Vietnã no Brasil, para discutir e promover novas parcerias e negócios entre empresas de ambos os países. Entre os participantes, estavam o primeiro-ministro do Vietnã, Pham Minh Chinh, e os ministros brasileiros Paulo Teixeira, do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, e Luciana Santos, da Ciência, Tecnologia e Inovação. Na ocasião, Rodrigo Santiago, vice-presidente da Firjan CIRJ e presidente do Conselho Empresarial de Relações Internacionais da Firjan, ressaltou a importância do fortalecimento da relação entre os países.
G20 Social
No mesmo mês, Carla Pinheiro, presidente do Conselho Empresarial de Mulheres da Firjan e diretora da federação, participou de um painel do B20 no G20 Social, promovido pela CNI. O encontro Crescimento Sustentável: Experiências B20 reuniu representantes do poder público e de empresas para debaterem o tema “Mulheres, Diversidade e Inclusão nos Negócios: rompendo barreiras estruturais e alavancando um futuro inclusivo”.
Summit Internacional W20
Em outubro, a Casa Firjan sediou o terceiro dia do Summit Internacional W20 Brasil, grupo de engajamento do G20 e parte da trilha do G20 social, que discutiu o aumento da visibilidade, advocacy e acompanhamento de compromissos já assumidos para acelerar os avanços da pauta de gênero no âmbito do G20. A Firjan reforçou o seu alinhamento com a pauta de promoção da equidade de gênero.
“Isso mostra não só o posicionamento da Firjan nessa luta pela igualdade de gênero, na construção de uma sociedade mais igualitária e mais legítima, mas também a importância, por exemplo, do próprio Conselho de Mulheres, que virou referência para realizar essa pauta mais do que urgente”, afirmou a presidente do Conselho de Mulheres da Firjan.
B20 Summit Brasil
Luiz Césio Caetano esteve entre os líderes empresariais e autoridades que se reuniram para debater propostas do setor para a cúpula do G20. O encontro foi realizado em São Paulo nos dias 24 e 25 de outubro. Em janeiro de 2024, a abertura dos trabalhos do B20 Brasil 2024 foi realizada na sede da Firjan.
Economia Criativa
Em agosto, a Firjan sediou o Seminário Internacional Políticas para Economia Criativa: G20 + Ibero-América, na Casa Firjan, que debateu o papel da cultura e da criatividade como vetor econômico de desenvolvimento social. Leonardo Edde, vice-presidente da federação e presidente do Conselho Empresarial de Indústria Criativa, mediou os painéis. A Firjan também participou do lançamento da nova política nacional de Economia Criativa, o Brasil Criativo, que teve presença da ministra da Cultura, Margareth Menezes.
Midterm Meeting
Em julho, a Casa Firjan, no Rio de Janeiro, foi palco do Midterm Meeting do Civil 20 (C20) Brasil, o G20 Social. O evento reuniu organizações da sociedade civil global, representantes dos governos do G20 e diversas autoridades e resultou na entrega das recomendações dos 10 grupos temáticos alinhados ao governo brasileiro, abordando questões como combate à fome, emergência climática, igualdade de gênero, economias inclusivas, justas e antirracistas, com o objetivo de promover o desenvolvimento sustentável.
G20 no Conselho de RI
O sous-sherpa do G20 do Ministério de Relações Exteriores do Brasil, Felipe Hees, participou, em 26/06, da reunião do Conselho Empresarial de Relações Internacionais da Firjan, presidida por Rodrigo Santiago. Além de destacar o papel brasileiro na presidência do grupo, Hees falou aos empresários sobre os três principais eixos da liderança brasileira: o combate à fome, à pobreza e à desigualdade; as três dimensões do desenvolvimento sustentável (econômico, social e ambiental); e a reforma da governança global.
Diálogo Nacional
Carla Pinheiro enfatizou o compromisso da federação em promover a diversidade, estimulando a inserção feminina em postos de gestão e liderança, na abertura do 1º Diálogo Nacional, em março, na Casa Firjan. “Neste ano em que o Brasil ocupa a presidência do G20, a Firjan está extremamente envolvida com essa agenda”, disse Carla.
Esse foi o primeiro dos cinco diálogos nacionais promovidos em cada região do país pela delegação do W20 Brasil, grupo de engajamento do G20 pela equidade de gênero e empoderamento feminino.
W20 vai à Casa Firjan
Ainda em março, a Casa Firjan recebeu o W20 Brasil para levar à Cúpula Social do G20 recomendações de políticas para mulheres. Carla Pinheiro enfatizou o compromisso da federação em promover a diversidade, estimulando a inserção feminina em postos de gestão e liderança. O encontro reuniu representantes de diversas entidades.
Firjan encontra chanceleres do G20
A Cúpula das maiores economias do planeta esteve no Palácio da Cidade, onde o então presidente da Firjan, Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira, conversou com diversas autoridades, como o ministro das Relações Exteriores da França, Stéphane Séjourné. "Em todo o estado, temos infraestrutura de portos, aeroportos e rodovias que unem os principais centros econômicos brasileiros. O G20 é uma vitrine mundial e precisamos capitalizá-la para mostrar ao mundo nosso softpower e todo o nosso potencial para receber novos negócios", afirmou.
Panorama da competitividade
Em janeiro, além de sediar a abertura do B20, o Panorama da competitividade dos países do G20 Brasil 2024 identificou o principal desafio do Brasil no G20: a segurança pública. O panorama, que também permite a realização de consulta por indicadores, foi construído para “contribuir com o debate ao longo do ano com o Brasil na Presidência do G20 e a Confederação Nacional da Indústria (CNI) na Presidência do B20”, explicou Eduardo Eugenio.