carro elétrico sendo abastecido

QUALIFICAÇÃO PARA
CARROS ELÉTRICOS


Firjan SENAI possui dois Centros de Treinamento de Veículos Eletrificados para atender demanda da indústria e de órgãos de segurança

 

O crescimento significativo de vendas de veículos elétricos e híbridos no Brasil acende um alerta para a falta de mão de obra qualificada para atender a esse nicho de mercado. De acordo com o Sindicato Nacional da Indústria de Tratores, Caminhões, Automóveis e Veículos Similares (Sinfavea), o percentual de veículos eletrificados licenciados cresceu de 1% para 10,3% em cinco anos, entre maio de 2020 e maio de 2025. A perspectiva é que, em 2030, representem 50% do total das vendas de veículos novos do mercado brasileiro.

 

A eletrificação plena de veículos ainda representa uma fração do mercado automotivo brasileiro, mas os números mais recentes da Sinfavea mostram uma trajetória de crescimento consistente. De janeiro a junho de 2025, foram licenciados 30.483 carros elétricos no país - um avanço de 33% em relação ao mesmo período de 2024, quando foram emplacadas 22.927 unidades.

 

Essa previsão aponta para uma nova realidade que a alta tensão desses veículos traz para profissionais e cidadãos comuns: a falta de conhecimento adequado pode causar danos severos, como, por exemplo, choque elétrico e incêndios em casos extremos de exposição a altas temperaturas e por falta da manutenção correta conforme orientação do fabricante. Pensando nisso, a Firjan SENAI buscou uma certificação internacional em eletrificação veicular e a implantação de um Electric Vehicle Training Center (Centro de Treinamento de Veículos Eletrificados), homologado pela TÜV Rheinland da Alemanha, para elaboração de um portifólio com três níveis de cursos que atende a públicos variados. A capacitação é voltada para profissionais da indústria, para órgãos de segurança pública que precisam atender possíveis acidentes e até mesmo para dar conhecimento a cidadãos comuns que usam veículos com esse tipo de energia.

 

arte sobre venda de carros
 

Para contribuir com essa necessidade atual por formação especializada, em virtude do aumento das vendas de veículos eletrificados, a Firjan SENAI criou dois Centros de Treinamento de Veículos Eletrificados, um em Resende e outro em Jacarepaguá, na capital, que contam com veículos 100% elétricos e híbridos para os alunos conhecerem os sistemas na prática: um cedido pela GM para a unidade de Jacarepaguá e dois doados pela Nissan para Resende. A montadora japonesa também investirá R$ 3,3 milhões até 2030 na capacitação gratuita de jovens e adultos dos municípios de Barra Mansa, Resende e Quatis.

 

Qualificar a mão de obra  

 

Hugo Souza, diretor de Produção e Lançamento de Novos Programas da Volkswagen Ônibus e Caminhões e presidente do Cluster Automotivo Sul Fluminense, diz que é essencial e mandatório o apoio da Firjan SENAI na qualificação de profissionais para trabalhar com os automóveis elétricos e híbridos.

 

“Quando se vai ao mercado hoje não é tão simples encontrar essa mão de obra. E a habilitação demora, pelo menos três meses, o que pode ser um longo prazo para uma indústria. O interessante é antecipar essa formação, nos três níveis que a capacitação exige, via Firjan SENAI, a partir de um levantamento de necessidades das empresas da nossa região”, pontuou Souza.

 

O diretor da Volkswagen lembra que existem vários tipos de público, entre eles, o que está buscando uma qualificação para se habilitar a outras atividades e o que já está trabalhando nas montadoras e oficinas e quer ganhar uma qualificação extra, com atuação mais qualificada e melhor remuneração.  

 

“O risco da alta voltagem está quando há o acionamento da bateria. A partir daí é preciso redobrar ainda mais a atenção. Sendo assim, todo carro elétrico ou híbrido que é montado precisa de uma pessoa altamente qualificada para manipular essa ligação. A manutenção também necessita do mesmo nível de capacitação”, esclareceu o diretor da Volks.

 

A Firjan SENAI, acompanhando a necessidade de formação profissional demandada pela indústria, já preparou cursos para empresas e oficinas de manutenção automotiva e seguradoras que atuam com veículos eletrificados. Os cursos, que pretendem atender à indústria e às montadoras, são acessíveis a todos os interessados que atendam aos requisitos exigidos para participação, como ter no mínimo 18 anos. Em Resende, duas turmas já formaram agentes de segurança e, em Jacarepaguá, as turmas ofertadas certificaram profissionais da seguradora Allianz e de diversas oficinas independentes de manutenção e reparação automotiva.

 

Celso Mattos, presidente do Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios do Estado do Rio de Janeiro (Sindirepa-RJ) e vice-presidente da Firjan, também destaca a importância do trabalho realizado pela Firjan SENAI. “A formação de mão de obra é essencial, uma vez que existe um mercado que necessita de profissionais cada vez mais qualificados. A Firjan SENAI realiza esse trabalho com excelência, formando os jovens profissionais do futuro”.

 

Inauguração em Jacarepaguá
Firjan SENAI Jacarepaguá inaugura oficina para carros elétricos na presença de Celso Mattos, presidente do Sindirepa, Alexandre dos Reis, diretor executivo da Firjan SENAI SESI, e outras autoridades (Foto: Paula Johas)

 

Em Jacarepaguá, a Firjan SENAI está finalizando um projeto de ampliação para atender toda a linha de veículos leves e utilitários eletrificados de todas as montadoras e fabricantes, dispondo de equipamentos, instrumentos e ferramentas especiais para manutenção em veículos eletrificados. Os cursos presenciais, em Jacarepaguá, devem estar disponíveis a partir de outubro. Já, em Resende, há turmas iniciando neste segundo semestre.  

 

Cursos abrem portas para o mercado

 

“Entendemos que treinando as pessoas vamos atender à necessidade da indústria de uma forma mais efetiva e abrir o mercado para os alunos que já saem daqui com uma qualificação diferenciada, com certificação internacional, preparados para atuar nesse nicho”, explica Anne Torres, gerente de Operações da Firjan SENAI SESI Jacarepaguá.  

 

Essa certificação internacional é garantida pela parceria com a TÜV Rheinland, que habilita instrutores da Firjan SENAI e seus alunos. Esse credenciamento junto com a infraestrutura oferecida pelos centros da instituição e aliada à qualidade dos professores são os principais diferenciais dos cursos da Firjan SENAI.

 

A capacitação pode interessar a um profissional ou proprietário de um carro movido a energia elétrica, que, por desconhecer o sistema, tem até dúvidas simples, como sobre o local de carregamento ou se há risco de aquaplanagem.

 

arte sobre os cursos

 

A partir de outubro, a unidade de Jacarepaguá tem previsão de oferecer turmas dos níveis um e dois. No primeiro, com carga horária de 20 horas, o aluno vai ser capacitado em riscos que envolvem a parte elétrica de alta tensão. O segundo, de 60 horas, vai ensinar a operar no veículo para o descomissionamento, ou seja, para desligar a parte de alta tensão, permitindo que o técnico possa trabalhar com segurança nos outros sistemas do veículo. O terceiro módulo vai permitir que o técnico possa reparar as baterias de alta tensão.

 

Os procedimentos são padronizados para todas as montadoras, já que o que muda de uma marca do veículo para outra é a localização de componentes, questões superficiais, mas a técnica é a mesma.  

 

A Firjan SENAI Jacarepaguá possui parceria com diversas fábricas e montadoras de veículos, dentre as quais, o grupo Stellantis (Fiat, Chrysler Automóveis, Jeep, Dodge, Ram, Peugeot e Citroen) e as demais, Nissan, Volkswagen, Ford, General Motors do Brasil e Renault. Dentre essas empresas, destacamos as parcerias em eletrificação veicular com a General Motors, Toyota e a Volkswagem.

 

Resende investe em segurança

 

Cursos em Resende
Cursos para veículos eletrificados em Resende: teoria e prática (Fotos: Divulgação)

 

A segurança e a manutenção são focos da parceria da Firjan SENAI Resende com a Nissan na formação profissional em veículos eletrificados. A capacitação é para agentes públicos e alunos do ensino público selecionados pelas prefeituras de Resende, Quatis e Barra Mansa.  

 

“Nossos cursos possuem duas vertentes, uma voltada para a atender as indústrias, oficinas de manutenção e reparação veicular e toda sociedade, uma outra para atender   os agentes públicos para realizarem o atendimento a um veículo que sofra algum dano na parte elétrica”, informou Maria do Carmo Drumond Novaes, gerente Operacional da Firjan SENAI Resende.

 

O curso voltado para agentes públicos do Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal, Exército e Polícia Rodoviária Federal, além de outros agentes que atuam no controle e segurança do fluxo rodoviário, visa capacitá-los para identificar e manejar os riscos específicos relacionados a veículos eletrificados em situações de emergência, especialmente em rodovias, com uma resposta mais segura e eficaz.  

 

O outro curso do projeto, dirigido à capacitação técnica para manutenção automotiva, abrange o conhecimento detalhado da infraestrutura dos veículos, além dos cuidados e procedimentos necessários para intervenção, manutenção e reparos com segurança.  

 

Maria do Carmo ressalta que este ano foram realizadas as duas primeiras turmas de agentes públicos, uma para o Corpo de Bombeiros e outra para o Exército. A gerente anunciou que, em outubro, vão começar as turmas de manutenção, com os três municípios: Barra Mansa, Quatis e Resende.

 

A Nissan e a Firjan SENAI estruturaram um ambiente técnico especializado para o curso, equipado com dois veículos 100% elétricos, o Nissan Leaf, e todas as ferramentas e equipamentos específicos necessários para os procedimentos práticos de manutenção e intervenção em veículos eletrificados.  

 

Aprendendo na prática

 

Indicado pelo Exército, o cabo Wellington Oliveira agarrou a oportunidade de se capacitar em carros eletrificados na Firjan SENAI de Resende para atender às necessidades da área de segurança e abrir portas para uma nova carreira no futuro, com o crescimento desse mercado, que busca ser mais sustentável.

 

“O curso superou minhas expectativas. Foi bem elaborado, o professor tinha muito conhecimento e houve muita interação entre alunos e instrutor. De 0 a 10 a minha nota é 11”, afirma o cabo Oliveira, que classificou como de ponta as ferramentas e os equipamentos oferecidos para o aprendizado.  

 

De acordo com o ex-aluno do Curso de Segurança das Instalações e da Manutenção de Carros Eletrificados, as ferramentas eram de alta qualidade e algumas que nunca tinha manuseado. Como exemplo, citou o medidor de alta voltagem que possui medições, da menor a mais potente.  

 

A questão de segurança da manutenção do carro foi um ponto de grande destaque no curso, desde o uso dos EPIs, acrescentou. Além disso, “aprendemos as técnicas para fazer a retirada da bateria do fundo do veículo com segurança, a desmontá-la, tirar a carcaça, toda a proteção, e ver por dentro como é o módulo, como elas são interligadas umas com as outras”.  

 

A parte prática aliada à teórica facilita a absorção do conhecimento, na opinião do cabo. “Fica muito mais simples assimilar aquilo que foi apresentado dentro da sala de aula, porque estamos vendo ali fisicamente, presencialmente. Por isso, é muito importante ter o veículo para poder aprender e trabalhar na prática", avaliou Oliveira.

 

Capacitação em elétricos

 

Inspetor de sinistros, Pedro Santos buscou conhecimento profundo para desempenhar sua atividade de avaliar carros eletrificados, com segurança, sem riscos. Em 2024, fez os dois módulos do curso da Firjan SENAI Jacarepaguá.  

 

“Trabalho com muitas oficinas, e como o mercado de elétricos está em ascensão, achei necessário me preparar para essa nova tecnologia, ter conhecimento mais aprofundado do funcionamento do veículo como um todo e, em especial, na parte de reparação. E eu alcancei isso com essa capacitação da Firjan SENAI”, disse o inspetor, que considerou excelente o equipamento do laboratório.  

 

Santos alerta que o carro elétrico não pode ser tratado como o à combustão, que “o mecânico levanta o capô e mete a mão para trabalhar”.  O inspetor afirma que, entre todas as especificidades do veículo, o curso ensina os cuidados que se deve ter para não ser atingido por uma descarga elétrica. Como, por exemplo, o tempo necessário para realizar a descarga de energia do carro e o limite de distância para outros veículos.  

 

Para Santos, o fato de poder aprender em veículos elétricos facilitou demais. “Todo o conhecimento teórico não se fixa tão bem quanto a experiência de o aluno sair da sala de aula, andar 50 metros e poder trabalhar na prática nos carros disponíveis. É importante essa mescla de teoria com prática, porque na prática o aprendizado da teoria vem com muito mais facilidade”, elogiou Pedro Santos.

 

A Firjan SENAI oferece os cursos de Introdução à Eletromobilidade (20h), pré-requisito para o de Segurança em Eletrificação Veicular (16h), que são pré-requisitos para os três níveis da capacitação de veículos eletrificados:  

 

O nível 1 trata de Procedimentos de Segurança em Sistemas de Propulsão Elétrica de Alta Tensão (60h). O nível 2 estuda como fazer Diagnóstico e Manutenção em Sistemas de Propulsão Veicular Elétrica (60h). No terceiro nível, Diagnóstico e Manutenção em SAER (Sistemas de Armazenamento de Energia Recarregáveis - 60h).  O nível 1 é pré-requisito para o 2 e o mesmo para o 3.  

 

Para obter informações:  

 

Em Jacarepaguá, as turmas serão formadas com cerca de 15 alunos e as aulas serão realizadas à noite, das 18h às 22h. As inscrições dos cursos podem ser realizadas no balcão de atendimento da unidade, na Avenida Geremário Dantas, 940, Pechincha. Informações pelo telefone: (21) 2476-3722. Horário de atendimento: manhã (8 às 12h), tarde (13 às 17h) e noite (18h às 22h).  

 

 Em Resende, os horários dos cursos dependem da modalidade escolhida, mas haverá turmas de manhã (8h às 12h), à tarde (13h às 17h) e à noite (18h às 22h).