Publicado em 18/09/2024 - Atualizado em 24/09/2024 09:44
FIRJAN SENAI SESI
CHEGA À REGIÃO DOS LAGOS
Unidade vai qualificar 720 alunos por dia para o mercado de trabalho
Com capacidade instalada para receber 720 alunos por dia, uma nova unidade da Firjan SENAI SESI foi inaugurada na Região dos Lagos em 19 de setembro, com o objetivo de suprir necessidades do mercado de trabalho de nove municípios. A instituição, construída em São Pedro da Aldeia, vai formar mão de obra qualificada, a fim de contribuir para uma melhor produtividade das indústrias. A estimativa é que sejam capacitadas mil pessoas por ano, em média. A unidade já entra em operação neste segundo semestre.
“A região demandava essa unidade há muito tempo e nós estamos entregando 3.600 metros quadrados de construção, para aulas do Ensino Médio da Escola Firjan SESI e também para acolher no SENAI alunos da escola pública com ensino gratuito. Essa região representa 16% das indústrias do nosso estado. Já existe uma demanda reprimida importante. O Rio de Janeiro está de parabéns; a localidade está de parabéns. É mais uma entrega da Firjan para proporcionar oportunidades de emprego para a juventude do Rio de Janeiro”, afirma Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira, presidente da Firjan.
“A implantação de uma unidade de operação da Firjan SENAI SESI na Região dos Lagos demonstra a sensibilidade da instituição em atender a demanda da base empresarial, contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico e tecnológico da região”, acrescenta Luiz Césio Caetano, atual 1º vice-presidente e presidente eleito da Firjan.
Uma demanda dos sindicatos regionais filiados à federação, a unidade vai oferecer cursos gratuitos, a partir de 23 de setembro, a fim atender várias funções e formações para a região. No portfólio de cursos profissionalizantes, no primeiro momento, serão abertas inscrições para a formação nas áreas de Refrigeração, Climatização de Ambientes, Panificação e Confeitaria, Telecomunicações, Energias Renováveis, Construção Civil e Logística. Para esses cursos de formação profissional é exigida idade mínima a partir de 16 anos e escolaridades variadas.
A Firjan SENAI SESI Região dos Lagos vai atender, além de São Pedro da Aldeia, outros oito municípios: Araruama, Arraial do Cabo, Búzios, Cabo Frio, Casimiro de Abreu, Iguaba Grande, Saquarema e Silva Jardim. Rio das Ostras já vem sendo atendido pela unidade Macaé, que é mais próxima ao município.
A qualificação de mão de obra é voltada não apenas para a grande indústria, mas também para as micro e pequenas empresas, que representam 99,3% do mercado local. Para uma capacitação de qualidade, o novo prédio oferece laboratórios de eletricidade, construção civil, energias renováveis, robótica, refrigeração e climatização, além de oficinas de manutenção de motocicletas e panificação.
“A nova unidade chega à Região dos Lagos para fortalecer a indústria fluminense, melhorando o ambiente de negócio nos municípios do entorno, com potencial para impactar a economia de todo o estado. Essa é mais uma importante estrutura que vai contribuir com a atividade das empresas da região e favorecer a população, de forma geral”, explica Ricardo Fernando Guadagnin, presidente da Firjan Leste Fluminense.
Vocação industrial e turística
Guadagnin informa que o investimento de dezenas de milhões de reais na unidade, além de proporcionar treinamento e capacitação, visa ofertar todos os aparatos dos serviços da Firjan, como reuniões de indústrias pelos sindicatos e reuniões da Firjan Leste Fluminense, demonstrando o potencial da região que, em 2023, gerou 6.185 novos postos de trabalho formais na indústria.
Com alto potencial turístico e de serviços, a região possui vocações industriais importantes e abriga grandes companhias, como a Sal Cisne, a Lagos Bioenergia (antiga Agrisa), Bywer e a D&C Móveis Planejados, em um universo de 1.435 empresas – a maior parte delas nas áreas de serviços, comércio e indústria. A economia da região é diversificada, com a força do turismo e destaque para a indústria salineira e da construção civil.
Os segmentos industriais locais são: alimentos, automotivo, automação, construção civil, eletricidade, mecânica, gestão, design, gráfica, logística, mobiliário, meio ambiente, metalurgia, refrigeração, TI, têxtil, agropecuária e pesca. Os setores têxtil, com a moda praia, e alimentação são predominantes entre os microempreendedores individuais (MEIs).
Necessidades locais
A Firjan SESI oferece 280 vagas para cursos da Educação Básica, com reforço na aprendizagem de matemática, português, robótica e redação para o Enem. Dessa forma, a instituição tem o intuito de contribuir para o fortalecimento do ensino, tendo em vista estudos que apontam resultados negativos da aprendizagem em matemática e língua portuguesa, conforme mostra a pesquisa Combate à evasão no Ensino Médio: desafios e oportunidades, realizada pela Firjan SESI, em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud).
“Vamos trabalhar fortemente a questão da qualificação profissional e, posteriormente, a formação técnica, que é uma capacitação mais demorada, além de atuar com segurança e saúde do trabalho, algo importante para cobrir a região”, ressalta Alexandre dos Reis, diretor executivo da Firjan SENAI SESI, enfatizando que, ao atingir a capacidade plena de funcionamento, a instalação ultrapassará a marca de 700 alunos por dia circulando pelos ambientes de aprendizagem.
A instituição na Região dos Lagos vai oferecer ainda serviços em Medicina Ocupacional para suporte às empresas locais, com consultas para processos admissionais, periódicos, retorno ao trabalho e demissionais, além de exames de audiometria e laboratoriais.
Método Construtivo Inovador
Em um prédio de três pavimentos, construído em tempo recorde – cerca de seis meses –, a nova unidade da Firjan SENAI SESI amplia a oferta de capacitação e qualificação profissional para os setores industriais predominantes nos municípios da Região dos Lagos.
A nova construção, executada em um espaço de 1,2 mil m2, conta com área útil de mais de 3 mil m2 e está localizada às margens da RJ-140, na Rodovia Márcio Corrêa, Lote 2, Quadra A, no bairro Nova São Pedro.
A obra, que começou em março, utilizou o GRC (Glassfiber Reinforced Concrete), microconcreto especial importado reforçado com fibras, num método construtivo inovador, para montar os 106 elementos modulares, entre módulos e placas, garantindo a sustentabilidade da construção, já que não gera resíduos.
Mais mão de obra qualificada
Com a nova unidade, haverá maior volume e mais oferta de mão de obra especializada na região. Isso atinge diretamente as empresas, que poderão contar com profissionais mais bem qualificados, melhorando a produtividade dos negócios, pontua Alexandre dos Reis.
Além das indústrias, a instalação também vai atender ao varejo, buscando promover melhor empregabilidade na região, que é responsável por 8,4% do PIB estadual, que foi de R$ 949,3 bilhões, de acordo com dados do IBGE de 2021. O Produto Interno Bruto da região somou, portanto, R$ 79,7 bilhões no mesmo ano.
“Com essa nova instalação, fortaleceremos o atendimento a sindicatos e poderemos oferecer uma gama ainda mais ampla de serviços especializados, que vão desde consultorias e treinamentos até suporte estratégico para a modernização e expansão das atividades industriais”, detalha Kátia Turra Matouk, gerente de Relacionamento da Firjan Leste Fluminense. “Estamos lançando na região nossos serviços de Educação e Saúde para o trabalhador, além de cursos profissionalizantes elaborados com base em uma análise detalhada das principais demandas locais", complementa Anderson Carolo, gerente executivo regional da Firjan SENAI SESI.