ENGAJAMENTO E MOBILIZAÇÃO
DA CADEIA DE VALOR


O Rio Construção Summit sediou a primeira edição do Fórum de Líderes do Pacto Global no Rio de Janeiro, onde lideranças empresariais debateram a importância do engajamento e da mobilização da cadeia de valor para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Na mesa redonda do terceiro e último dia do maior evento do setor da construção do país, Flávia Vianna, gerente de Direitos Humanos e Trabalho do Pacto Global da ONU no Brasil, apresentou um histórico da atuação do Pacto no país e no mundo, destacando iniciativas e resultados ligados aos ODS 3 (Saúde e Bem-estar) e 8 (Trabalho Decente e Crescimento Econômico). 

 

“Há um envolvimento cada vez maior das empresas brasileiras em torno da sustentabilidade e uma maturidade crescente em relação ao tema. Há pouco tempo, muitas achavam que bastava apoiar um projeto para cumprir o um papel social. Hoje existe um entendimento sobre os desafios e o papel das organizações neste contexto”, destacou Flávia.

 

A pesquisa Firjan ESG 2023, lançada oficialmente no dia anterior, no próprio Rio Construção Summit, também foi uma das questões abordadas pelos convidados. “Uma estratégia de negócios alinhada aos critérios ESG é fundamental para a reputação das empresas perante os stakeholders”, sintetizou Marco Saltini, vice-presidente da Firjan CIRJ e diretor de Relações Institucionais e Sustentabilidade da VW Caminhões e Ônibus.

 

O debate contou também com as participações de Márcia Massotti, diretora de Sustentabilidade da Enel; José Luiz Esteves da Fonseca, gestor-executivo de Segurança, Saúde e Meio Ambiente, Qualidade e Sustentabilidade da MRV Engenharia; e moderação de Jorge Peron Mendes, gerente de Sustentabilidade da Firjan

 

Dentre as diversas trocas da mesa, as tendências em sustentabilidade nas respectivas organizações, os obstáculos encontrados no desenvolvimento de parceiros comerciais de qualidade e comprometidos com a sustentabilidade dos negócios, as ações de melhorias contínuas da qualidade dos parceiros comerciais das empresas e as contribuições da agenda 2030 na preparação de novos líderes visando a sustentabilidade dos negócios. 

 

Leia também:

 

Pesquisa Firjan ESG 2023 mostra maior adesão das empresas aos critérios ambientais, sociais e de governança