Gráfico em altos e baixos em fundo azul

IFGF: CONTAS PÚBLICAS
EM SITUAÇÃO DIFÍCIL


Acompanhe abaixo quatro recortes do Índice Firjan de Gestão Fiscal (IFGF), edição 2023, que analisa dados oficiais públicos dos municípios em 2022.

 

IFGF: percentual de municípios do RJ e do Brasil que administram recursos com excelência
Acima, o percentual de municípios que apresentaram excelência na situação fiscal, com o estado do Rio proporcionalmente com menos prefeituras, quando comparado com o panorama nacional. Mas o IFGF médio dos municípios fluminenses foi de 0,6062 ponto, levemente inferior ao desempenho nacional (0,6250).

 

Situação dos municípios brasileiros no IFGF Investimento
A Firjan alerta que o IFGF Investimentos em nível baixo significa menos recursos direcionados para o custeio de materiais básicos em escolas e unidades de atendimento à saúde, por exemplo.

 

Gráfico do IFGF Autonomia dos municípios
Mais da metade dos municípios pesquisados está em situação crítica de Autonomia, de acordo com o IFGF. Este indicador verifica se as receitas oriundas da atividade econômica local suprem os custos para manter a Câmara de Vereadores e a estrutura administrativa da prefeitura.

 

IFGF Gastos com pessoal nos municípios do país
O IFGF identificou que 1.066 municípios do país ultrapassaram, no mínimo, o limite de alerta definido pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) no tocante às despesas com pessoal. Desses municípios, 310 ultrapassaram o limite máximo de 60%, sendo dois deles no estado do Rio: São João de Meriti e Tanguá.

 

Saiba mais sobre a última edição do IFGF clicando aqui!