mulher negra apontando para os próprios dentes saudáveis

MAIS PRODUTIVIDADE
COM SAÚDE BUCAL


Gestão de pessoas: serviço odontológico com visão multidisciplinar para o trabalhador, gera retorno para as empresas 

Doenças bucais são a causa de 9% a 27% das faltas ao trabalho, segundo estudo publicado pela Revista de Medicina do Trabalho. Além disso, os custos de absenteísmo e afastamentos do trabalho, por problemas odontológicos, podem representar até 35% da folha de pagamento, de acordo com a Mercer, empresa referência em pesquisas sobre remuneração e benefícios. Estes dados levam à reflexão se correlacionados à recente pesquisa conduzida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), indicando que menos da metade dos brasileiros tem o hábito de consultar o dentista, pelo menos, uma vez por ano. 

Situada em Santa Cruz, Zona Oeste da capital fluminense, a Gerdau é uma das empresas do estado do Rio que colocam a saúde e o bem-estar de seus colaboradores em primeiro lugar. Para isso, conta com a parceria da Firjan SESI: “Temos uma preocupação que está ligada à saúde em geral, uma vez que os problemas dentários podem refletir e até contribuir com o desenvolvimento de outras doenças, como doenças cardíacas. Além disso, esse é um tema importante na nossa gestão de saúde e pode ter impactos significativos na eficiência, satisfação e na qualidade de vida dos trabalhadores”, ressalta Gloria Deolinda Simões Santos Silva, coordenadora médica do Ambulatório da Gerdau/Cosigua. 

Impacto na produtividade 

A coordenadora médica destaca que os problemas dentários, como dor de dente, infecções e outras condições buco dentárias, podem causar desconforto significativo e levar a tratamentos emergenciais. “A saúde bucal influencia diretamente no impacto da produtividade, já que o desconforto pode diminuir a capacidade de concentração e desempenho no trabalho, além de levar à necessidade de tratamentos médicos mais complexos e até a complicações”. 



 

A parceria entre a Gerdau e a Firjan SESI tem como objetivo oferecer cuidados de saúde, de odontologia e bem-estar para os colaboradores. “O contrato iniciado em 2023 oferece atendimento odontológico a 1.200 trabalhadores da Gerdau/Cosigua, onde a Firjan SESI possui uma unidade móvel. Essa colaboração reflete o nosso compromisso com os funcionários, proporcionando acesso a serviços de saúde, programas e iniciativas de bem-estar, por meio da estrutura e expertise do SESI. Estamos atentos às demandas dos colaboradores e decididos a fazer a diferença”, relata Gloria. 

Desde 2019, a Gerdau possui uma área dedicada ao Bem-Estar e Saúde de colaboradores e seus dependentes, ainda que esses temas sempre tenham sido considerados pela empresa através de benefícios, incentivos e campanhas. A siderúrgica oferece programas corporativos focados na prevenção de doenças, promoção da saúde e qualidade de vida, abrangendo os 30 mil trabalhadores, em todas as suas unidades. 

Visão integrada de saúde 

“Garantir o acesso à saúde de qualidade e promover o bem-estar para todos, em todas as idades, é o que preconiza o ODS 3 (Saúde e Bem-Estar), da ONU. A Firjan, como signatária do Pacto Global desde 2018, busca difundir entre as empresas e toda a sociedade, o conceito de saúde integral, que inclui os aspectos mental, emocional e físico, que, por sua vez, são indissociáveis da saúde bucal, evitando assim custos invisíveis de absenteísmo e afastamento futuro”, analisa Alexandre dos Reis, diretor executivo da Firjan SENAI SESI. 

No entendimento da Firjan SESI, o cirurgião-dentista tem papel fundamental no diagnóstico precoce de doenças sistêmicas que apresentam manifestações bucais. Esse profissional atua como agente promotor de saúde e preserva a saúde bucal como fator fundamental da manutenção da integridade do ser humano. 



 

“A integração multidisciplinar é importante tanto na rede pública de saúde como na privada. A odontologia caminha para um atendimento mais amplo e completo, o que contribui para sua integração com a medicina, psicologia, nutrição e atividades físicas, permitindo um atendimento global e eficaz, baseado na promoção de saúde”, destaca Cristiano Reguffe, especialista em Odontologia na área de Promoção da Saúde da Firjan SESI. 

Cristiano explica que, além de faltas, problemas dentários podem causar o presenteísmo, quando o trabalhador não se afasta de suas atividades laborais, mas atua de forma precária, o que gera impactos na sua produtividade e possíveis agravamentos futuros. “As doenças bucais podem estar associadas em até 50% desses casos”, pontua Reguffe. Destaca, ainda, que a odontologia está relacionada a diversas áreas da saúde, como medicina, psicologia, nutrição, fonoaudiologia e esporte, tendo papel importante na fala, mastigação, respiração, deglutição, sono, relacionamento, autoestima, entre outros. “Ter essa visão e agir de forma integrada e preventiva é de suma importância. Esse é o modelo de atendimento em que a Firjan SESI acredita”, afirma. 

Segundo diversas pesquisas, a perda dentária pode constituir um fator importante, capaz de desequilibrar a organização psíquica e social das pessoas, além de causar danos funcionais. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), muitos pacientes apresentam quadros depressivos e de baixa autoestima por sentirem vergonha do próprio sorriso. 

Serviços Firjan SESI 

A Firjan SESI oferece serviços de saúde bucal que ajudam as empresas a promover um programa para os funcionários, tendo como premissa a importância de uma visão integrada de saúde. 

O atendimento in company ocorre por meio de uma de suas nove unidades móveis de odontologia ou com a instalação de consultórios avançados nas dependências das empresas. Os contratos podem ser anuais ou temporários. 

Além disso, os Centros de Promoção da Saúde da Firjan SESI contam com cirurgiões-dentistas de diversas especialidades e tabela de preço especial para colaboradores de empresas associadas a sindicatos filiados à Firjan e Firjan CIRJ. São nove unidades Firjan SESI com atendimento odontológico no estado do Rio: Centro de Referência em Saúde (CRS), Duque de Caxias, Jacarepaguá, Niterói, Nova Friburgo, Nova Iguaçu, Petrópolis, Resende e Três Rios.