PMO: DIFERENCIAL COMPETITIVO
NA GESTÃO DE PROJETOS


Contar com um escritório de gestão de projetos no desenvolvimento de novos produtos, processos e soluções permite o cumprimento de prazos, economia de recursos e a fidelidade ao escopo delineado no planejamento. No entanto, nem toda empresa dispõe de uma área com a competência direcionada para essas atribuições. Nesse sentido, a Firjan SENAI SESI incorporou o benefício do acompanhamento de projetos associado às empresas que desenvolvem soluções tecnológicas complexas, com o apoio dos Institutos SENAI de Tecnologia (ISTs) e de Inovação (ISIs).

 

Os integrantes da equipe do PMO (Project Management Office) desenvolvem acompanhamento diferenciado e individualizado no atendimento a projetos estratégicos, participando atualmente, de forma direta, de 38% da receita da área de Tecnologia. Tais projetos podem ter a característica de plurianualidade e origem distinta, podendo acompanhar o atendimento às especificações de editais de fomento, gestão de contratos oriundos de licitações ou mesmo contratação direta. Muitas vezes esses projetos envolvem vários Institutos, universidades e parceiros de negócio.

 

A eficácia do modelo é reconhecida pelos clientes, como Marcius Victorio da Costa, CEO da BDM.corp, que espera implementar, em 2024, na sua operação, estações de coleta de resíduos sólidos em rios que deságuam na Baía de Guanabara. O projeto da ecobarreira inteligente HRios é desenvolvido desde novembro de 2022 por três ISTs: Química e Meio Ambiente, Solda e Automação Industrial.  

 

“Toda a coleta é automática, havendo intervenção humana apenas no momento de troca do filtro, quando a capacidade de armazenamento estiver completa. Oitenta por cento dos resíduos que chegam à Baía de Guanabara são plásticos. O projeto prevê que cinco em cada seis operadores da estação serão moradores das comunidades locais, a fim de gerar emprego e conscientização quanto à proteção ambiental”, explica Victorio da Costa, cuja empresa está buscando parcerias com indústrias do entorno da Baía de Guanabara e com órgãos estaduais de meio ambiente. 

 

Melhor gestão dos resíduos, inclusive do pós-consumo, é percebida pelo setor empresarial fluminense como um direcionador relevante para a competitividade do estado | Foto: Getty Images

 

Aprendizado replicado 

 

A gestão do PMO foi fundamental para o desenvolvimento do HRios, diz o CEO da BDM.corp. “Fomos procurados pela área de captação de recursos da Firjan SENAI SESI, que nos apresentou o PMO dentro da parceria. Embora já tivéssemos um setor de gestão, a metodologia do PMO se mostrou tão positiva que passamos a adotá-la em outros processos internos da nossa empresa. Esse projeto tem uma equipe de 16 pessoas, entre doutores, técnicos e engenheiros, que puderam se dedicar integralmente à execução da pesquisa, seguindo o planejamento do PMO”, conta ele. 

 

Segundo Felipe Rosa da Silva, especialista em implementação de projetos e líder técnico do Escritório de Gestão de Projetos, da Gerência Regional de Pesquisa e Serviços Tecnológicos da Firjan SENAI SESI, muitas soluções deixam de trazer valor ao cliente, justamente por falta de um bom planejamento e acompanhamento dos requisitos e cláusulas contratuais, acordados com empresas ou agências de fomento.  

 

“A gestão de projetos é um diferencial competitivo para as empresas. Trabalhamos para agregar valor e atingir resultados com produtos que sempre dependem de uma boa gestão de prazo, escopo, risco e custos, que são os principais pontos a gerenciar em qualquer projeto”, explica Felipe Rosa.  

 

PMO faz o planejamento de cada etapa, elaborando, definindo e adequando o escopo, riscos, cronograma físico e financeiro, com ferramentas de gestão adequadas ao controle e acompanhamento. “Caso o cliente tenha algum escritório de projetos, pode acompanhar essa gestão, mas contará com o suporte executivo do PMO, especializado em projetos tecnológicos complexos”, acrescenta o líder técnico.