Dezenas de empresários do interior posam para foto na entrada do Rio Construção Summit

RIO CONSTRUÇÃO ATRAI
EMPRESÁRIOS DE TODO RJ


Empresários de todo o estado compareceram nesta terça-feira (19), no primeiro dia de debates do Rio Construção Summit, maior evento do segmento já realizado no Brasil. Cerca de 600 representantes do empresariado fluminense, de diferentes segmentos da Construção do interior do Rio, foram atraídos pela oportunidade de troca de conhecimento, rodadas de negócios e networking. Estruturado no armazém 3 do Pier Mauá, o evento realizado pelo SindusconRio, com parceria da Firjan, segue com programação nesta quarta e quinta-feira (20 e 21/9).

 

Com grande adesão de público logo na abertura do evento, o presidente do Sinduscon Rio, Claudio Hermolin, enfatiza a relevância do setor para o estado do Rio. “Começamos o Rio Construção Summit com o pé direito. A indústria da construção é a locomotiva da retomada econômica e da geração de emprego de qualquer nação. O Rio de Janeiro está fazendo os investimentos necessários, que são públicos e privados, e que vão certamente gerar mais atratividade, trazer mais empregos, mais economia das cidades. Investir na indústria da construção é investir na geração de emprego e na melhora da economia”, avalia.

 

Os empresários de todas as regiões do interior fluminense Norte, Sul, Noroeste, Baixada e Serrana compareceram com a expectativa de fortalecimento do setor, um dos que já lidera a geração de emprego na indústria em todo o país. Marcelo Kaiuca, presidente do Fórum de Construção Civil da Firjan e do Sindicato das Indústrias de Produtos de Cimento do Estado do Rio de Janeiro, ressalta o potencial dos futuros investimentos para o setor. 

 

“Essa é a grande demanda do setor da Construção, colocar o Rio de Janeiro no cenário da construção. A Construção vem crescendo nos últimos anos, gerando empregos e agora com os investimentos do Novo PAC, com o Minha Casa Minha Vida, vamos ter bons resultados no setor. Esse é um evento que veio para coroar tudo isso que está por vir”, destacou Kaiuca que mediou a mesa sobre soluções para infraestrutura sustentável. 

 

Com olhar para os investimentos previstos para o setor, o presidente do Sindicato Nacional da Indústria da Construção Pesada (SINICON), Cláudio Medeiros Netto Ribeiro ressalta a relevância de se colocar a Construção em pauta. “Quando vemos anúncios da ordem de R$ 700 bilhões de investimentos em infraestrutura, seja em habitação, rodovias ou ferrovias, há oportunidade de retorno no crescimento, na geração de emprego e renda, de revalorização de toda a cadeia produtiva e de prestação de serviços na área de infraestrutura. É isso que precisamos para melhorar as condições sociais e de crescimento para toda a sociedade”, destacou.

 

Para o presidente do Sindicato das Indústrias da Construção, Engenharia Consultiva e do Mobiliário de Niterói a Cabo Frio (SINDICEM), Sérgio Kunio Yamagata o evento é um marco após o impacto da pandemia. “Entendo como sendo um dos eventos mais importantes que conseguimos realizar. É fundamental para alavancar a nossa economia, gerar trabalho e renda. Estamos no caminho certo”, pontua. 

 

Empresários do Leste Fluminense em frente à entrada do Rio Construção Summit
Empresários do Leste Fluminense foi uma das caravanas no Rio Construção Summit. Foto: Luciola Villela

 

E foi com o olhar nos diversos segmentos que a Construção oferece que a presidente do SINDUSCON SUL, Elissandra Candido Alves Silva, compareceu ao Rio Construção Summit. Sua participação teve como foco enfatizar o quanto o setor pode ser cada vez mais ocupado pelas mulheres. “A maior relevância é a conexão com parceiros de todos os estados, de todas as entidades, que fortalecem o setor. Estamos aqui para potencializar ainda mais a inclusão da mulher na Construção, que é um setor com grandes oportunidades, sem distinções”. 

 

Para Mauro Custódio Varejão, presidente do Sindicato da Indústria de Mármores, Granitos e Rochas Afins do Estado do Rio de Janeiro (SIMAGRAN), o evento integra os segmentos que envolvem a Construção. “Quando falamos de Construção, falamos de todas as empresas em torno do setor: indústrias de mármore e granito, de serraria, serralheria, de areia e outros. Tudo isso alavanca a economia”, pontuou Mauro, ressaltando que o evento mostra um leque de oportunidades para todos os segmentos. 

 

A relevância do evento para o Brasil foi pontuada pelo presidente do Sindicato da Indústria de Cerâmica para Construção e Olaria do Médio Vale do Paraíba (Sindicer MVP), Henrique Antônio Nora Junior. “É um evento que reúne representantes de todo o Brasil e do exterior, colocando o Rio no papel de protagonismo da Construção. A Construção Civil é a grande locomotiva da economia, com a geração de mais empregos e mais desenvolvimento”. 

 

O destaque para o Rio de Janeiro, como um dos protagonistas no desenvolvimento do setor também foi dado pelo presidente do Sindicom-TR, Waldir dos Santos Junior. “Um evento como esse nivela conhecimentos, se propõe a dar condições de trabalho para todo o Estado. Esse evento é um marco da nossa história, que vai mudar para melhor”, ressaltou. 

 

Além da integração entre representantes do setor, a troca de conhecimento está entre os ganhos do evento e foi destacado pelo presidente do Sindicato da Indústria e Construção Civil no Noroeste Fluminense (SINDUSCON NO), Francisco Clóvis Luz Goulart. “Neste evento vemos a possibilidade de ampliar o conhecimento sobre as novas tecnologias e estreitar o relacionamento com os colegas de profissão. Todos juntos nesse debate que transforma o setor da Construção no estado do Rio”. 

 

Representando o SINDUSCON Petrópolis, o presidente da entidade, Luiz Fernando Gomes enfatizou a necessidade de unir todos os agentes que contribuem para o desenvolvimento do setor. “Precisamos colocar todos em contato, fornecedores e gestão pública, para se pensar formas de facilitar os processos de aprovação, entre uma gama de serviços envolvidos. Em um evento como esse é possível debater com maior facilidade e criar caminhos favoráveis”, destacou.