mulher negra em uma trilha em meio à natureza respirando fundo

SAÚDE MENTAL
SEM PRECONCEITO


Firjan SESI é aliada das empresas na busca por ambientes e sociedade mais saudáveis, o que contribui para a melhoria da produtividade e a redução do absenteísmo no trabalho  

A pandemia da Covid-19 colaborou para que o preconceito sobre os tratamentos relacionados à saúde mental fosse amenizado, muito em função de alguns dos desafios enfrentados pela sociedade, como o isolamento social, entre outros. Hoje, a promoção do bem-estar emocional é trabalhada com mais abertura. Isso é fundamental para a construção de ambientes e sociedade mais saudáveis, o que contribui para a melhoria da produtividade e a redução do absenteísmo no trabalho.

 

Na Baker Hughes, o absenteísmo cresceu durante a pandemia, principalmente por conta do processo de luto. A empresa abriu, já em 2020, um canal de suporte psicológico sete dias por semana, durante 24 horas, para funcionários e familiares. As ações da empresa voltadas para a saúde mental provocaram um boom de pessoas – que antes nunca tinham imaginado falar com psicólogos e psiquiatras – acessando esse tipo de atendimento. O aumento por psicoterapia foi de 200%, incluindo funcionários e familiares. E o resultado veio rápido: a multinacional de óleo e gás viu o índice de afastamento por questões de saúde emocional diminuir, a partir de 2022.

 

 
Em 2023, no mundo inteiro, a companhia aumentou o movimento para falar sobre saúde mental. Foi quando nasceu no Brasil o Baker Hughes pela Vida, que trouxe a Jornada de Desenvolvimento da Saúde Emocional – programa da Promoção de Saúde e Bem-estar da Firjan SESI – estruturada conforme as demandas da empresa. A Firjan SESI atende 200 mil colaboradores na saúde integrada, número que inclui saúde mental.


“A jornada da saúde mental e emocional, entre outras funcionalidades/atenções, capacita funcionários para reconhecerem sinais de um possível adoecimento em si próprio, nos colegas ou nos liderados – um ponto de atenção para procurar ajuda ou pelo menos começar a olhar para a saúde emocional”, esclarece Lorrana da Silva Fernandes Sorrentino, assistente social e coordenadora de Promoção à Saúde e Qualidade de Vida da Baker Hughes. Ela diz que foi possível perceber que o conhecimento das características e sintomas habilita os funcionários a acolherem quem está em sofrimento psíquico e, assim, direcionar essa pessoa ao time de saúde ou apresentar os apoios que a empresa possui.

 

 
Brasil: dados alarmantes


Antes mesmo da pandemia, o Brasil já ocupava as primeiras posições no ranking de transtornos mentais. Atualmente, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 9,3% dos brasileiros sofrem com transtornos de ansiedade. O país ainda tem a maior prevalência de depressão na América Latina, de acordo com o relatório “Depressão e outros transtornos mentais”, também da OMS, publicado em 2022.  
 

“Antes da pandemia, as síndromes, principalmente as relacionadas a depressão e ansiedade, já eram motivo de afastamento e de absenteísmo nas empresas. A pandemia jogou um holofote sobre o assunto”, avalia Henrique da Fonseca Marques, gerente de Saúde Integrada da Firjan SENAI SESI.


O quadro é tão preocupante que, só em 2023, o Ministério da Previdência Social concedeu 288.865 benefícios por incapacidade decorrente de transtornos mentais e comportamentais.


Na Baker Hughes, além do atendimento psicológico, aumentou também o atendimento socioassistencial, que, na opinião de Lorrana Sorrentino, traz ainda um forte sentimento de pertencimento, uma vez que as pessoas são entendidas como um ser humano cheio de questões e de individualidades, e são valorizadas e reconhecidas dentro do seu ambiente de trabalho.


Parceria Baker-Firjan SESI


O programa de saúde mental da Baker trabalha inicialmente todos os níveis de liderança, desde os diretores e gerentes até o operador líder, para depois chegar aos funcionários de forma geral. O time de promoção da saúde e qualidade de vida da companhia e os profissionais especializados da Firjan SESI realizam encontros teóricos sobre saúde mental e trazem a prática para a realidade do dia a dia da empresa.


“A Baker Hughes é uma empresa multinacional que tem muitas demandas, e a parceria com a Firjan SESI auxilia a melhorar as nossas questões internas, auxilia a trabalhar com as demandas que chegam não só dos nossos funcionários, mas também as do negócio em si”, afirma Lorrana Sorrentino, analisando o impacto do programa. “Essa parceria nos auxilia a trabalhar para melhorar os índices de produtividade, de saúde, de melhora de clima, do ambiente e do trabalho. É ela que está funcionando para desenvolver coisas boas”, complementa.

 

 
Certificação em saúde mental


A valorização real da temática da saúde mental pode ainda gerar um certificado do governo. Em março deste ano, a Lei nº 14.831 instituiu o certificado Empresa Promotora da Saúde Mental, para as companhias que buscarem e utilizarem ferramentas de apoio psicológico e psiquiátrico para colaboradores.


A legislação, de acordo com Lorrana Sorrentino, vem para ajudar, principalmente, as empresas que ainda não se antenaram sobre isso. “Só temos a ganhar enquanto empresa, enquanto funcionário, enquanto ser humano. Só temos a ganhar trabalhando as questões de saúde emocional das pessoas como um todo”, enfatiza.


“Todos ganham com a medida: o trabalhador, que tem o aspecto de saúde cada vez mais valorizado, tanto física como mentalmente; a empresa, com maior produtividade – a partir do momento em que tem um trabalhador saudável, mentalmente falando – e competitividade – isso já é comprovado –; e o governo, porque passa a ter um número menor de pessoas afastadas pelo INSS”, pontua Henrique Marques.


Entre ações e políticas exigidas pelo governo para a certificação estão a implementação de programas de promoção da saúde mental; acesso a recursos de apoio psicológico e psiquiátrico para os trabalhadores; promoção da conscientização sobre a importância da saúde mental por meio da realização de campanhas e de treinamentos; e incentivo ao equilíbrio entre a vida pessoal e a profissional.


A legislação vem para mitigar danos à saúde mental no Brasil, que está atrás da África do Sul, Reino Unido e Uzbequistão, empatando com o Tajiquistão na quarta posição entre os piores países no ranking global relacionado a esse tema. A pesquisa de 2024 da plataforma Sapien Labs revelou ainda que 34% dos brasileiros entrevistados relataram estresse e dificuldades relacionados à saúde mental.


Segundo Henrique Marques, a própria OMS vem aperfeiçoando o conceito de saúde nos últimos anos, que vai muito além da cura da enfermidade. É importante investir em promoção da saúde. Visando a saúde emocional, as empresas devem adotar medidas no ambiente de trabalho, com o intuito de prevenir riscos psicossociais associados à atividade laboral.


“Como boa prática, a empresa deve promover ambientes colaborativos em que o trabalhador se sinta à vontade para expor o problema que ele está passando, seja de ordem familiar ou financeira”, ensina, lembrando que a pandemia trouxe um viés de colocar todas as pessoas no mesmo patamar. Líderes ou não, todos podem ter problema emocional que precisa ser tratado, enfatiza Marques.


Serviços para empresas  

Para contribuir com a promoção da saúde emocional no contexto do trabalho por meio do estímulo ao autocuidado e o cuidado com as relações interpessoais, a Firjan SESI oferece produtos diferenciados para as empresas, entre eles:



•    EAD Saúde Mental nas Organizações  
•    Jornada de Desenvolvimento da Saúde Emocional, customizada conforme o perfil dos colaboradores e a necessidade da empresa.

 

Além disso, conheça abaixo outros serviços de promoção da saúde da Firjan SESI, que contam com valores diferenciados para associados.  

•    Mapeamento de fatores psicossociais  
•    Consultoria – promoção à segurança psicológica  
•    Consultoria – mapeamento do estresse ocupacional e prevenção do adoecimento mental no trabalho  
•    Consultoria – de prevenção ao uso abusivo de álcool e outras drogas  
•    Programas de psicoeducação  
•    Jornada de desenvolvimento da saúde emocional   
•    Programa – protocolo luto   
•    Programa Acolher – cuidando de quem cuida   
•    Avaliação psicológica  
•    Avaliação dos riscos psicossociais relacionados ao trabalho

 

Clique aqui e conheça o hub de serviços em Promoção da Saúde da Firjan SESI