Feira Sou do Rio nos jardins da Casa Firjan (Foto: Divulgação)

SOU DO RIO:
UMA MARCA DE VALOR


Firjan estimula empresas associadas com empoderamento do que é fabricado no estado 

 

Criado em 2017 com a proposta de estimular o consumo preferencial de produtos fabricados no Rio de Janeiro e alavancar a retomada econômica do estado, o movimento Sou do Rio, apoiado pela Firjan, tem ampliado negócios. A participação em eventos promovidos pela federação, como a feira Sou do Rio que tem acontecido no primeiro fim de semana de cada mês, no evento Experiência Inova, na Casa Firjan, em Botafogo, proporciona o contato do público carioca com produtos originários de todo o estado. 

 

A Feira Sou do Rio é um benefício exclusivo para associados à Firjan, que dá destaque à produção fluminense. “É uma oportunidade de negócios importante. Apresentar um produto artesanal de Petrópolis aos cariocas me permitiu encontrar parcerias que levarão à distribuição do meu sorvete, por delivery, na capital. Até então, só entrávamos no Rio de Janeiro em uma rede de supermercados, mas não na Zona Sul da cidade, que tem um público de nosso interesse”, conta André Maia, diretor da Gelato Imperial, que experimentou crescimento nas vendas durante o isolamento da pandemia distribuindo o produto para as regiões Serrana e dos Lagos.  

 

Até o fim deste ano, André pretende montar a loja virtual para implantar o sistema de entregas domiciliares no Rio de Janeiro. A intenção é fortalecer as vendas e ampliar a distribuição para os estados de Minas Gerais, São Paulo e Espírito Santo. “A visibilidade da marca Sou do Rio certamente cria um laço emocional com os consumidores daqui, que desconhecem a procedência dos produtos. É importante adesivar embalagens, pontos de venda, mostrar o que é feito no estado”, diz André. 

 

Estande da Gelato Imperial na Feira Sou do Rio na Casa Firjan
Estande da Gelato Imperial na Feira Sou do Rio, na Casa Firjan: a empresa de Petrópolis investe no mercado fluminense (Foto: Dilvulgação)

 

À frente da Brasilis Pietra, Mauro Varejão, presidente do Sindicato da Indústria de Mármores, Granitos e Rochas Afins do Estado do Rio de Janeiro (Simagran-Rio), participou da feira de agosto interessado em divulgar a imagem de seu negócio como algo local. “Tive imensa procura de pessoas que queriam informações sobre pisos; diziam que estavam para iniciar reforma em casa. E, como estávamos em Botafogo, um interessado arrematou a mesa em exposição com as cores do clube alvinegro”, conta ele, rindo.  

 

Varejão, cuja empresa situa-se na capital, elogia o conceito multissetorial do Sou do Rio. O movimento busca também engajar consumidores, pedindo que deem preferência aos produtos fabricados no Rio, para fazer girar a economia local e recuperar a autoestima do estado.  

 

É o que busca a Firjan ao fomentar a iniciativa. “Queremos proporcionar um ambiente inovador e descontraído para que o empresário possa ter contato direto com o consumidor final, fortalecendo sua marca e com isso gerar novas oportunidades de vendas”, conta Letícia Lima, coordenadora de Suporte a Negócios da federação.

 

Preferência do consumidor 

 

O espírito leve e festeiro do carioca já era fonte de inspiração para Iriana Tortori, designer que tem uma linha de joias em prata com imagens do Cristo Redentor e do Pão de Açúcar. Convidada a aderir ao movimento pela Associação dos Joalheiros e Relojoeiros do Estado do Rio (Ajorio), ela acredita que a exposição da marca em eventos com apoio da Firjan traz mais visibilidade para seus produtos. 

 

“O Sou do Rio tem tudo a ver com minha produção, que sempre teve uma pegada carioca, com pingentes representando os dois principais monumentos naturais da cidade. O contato da Casa Firjan com os expositores do movimento foi muito acolhedor, e a resposta do público, excelente. Contar com o apoio da Firjan para o movimento dá visibilidade e reconhecimento ao Sou do Rio”, ressalta Iriana, cuja marca leva seu nome. 

 

Não por acaso a feira acontece na Casa Firjan, um lugar de inovação, de novas tendências e de grandes debates. Segundo Felipe Moret, gerente de Operações da Casa Firjan, o Experiência Inova e a feira Sou do Rio na Casa reúnem de 5 mil a 8 mil pessoas em cada fim de semana. “Além da exposição dos produtos, promovemos sempre uma minimostra temática de inovação, com rodas de conversa nos jardins. Essas atividades são importantes para a valorização da indústria local, que dialoga com o público passante”, avalia Moret. 

 

 

Estandes da Feira Sou do Rio na Casa Firjan
Empresários fluminenses de diversas regiões expõem seus produtos na Feira Sou do Rio, na Casa Firjan (Foto: Bernardo Cartolano)