Publicado em 18/05/2023 - Atualizado em 18/01/2024 09:13
FIRJAN E EMBRAER: PROJETOS
INOVADORES PARA INDÚSTRIA
A gigante Embraer – uma das maiores indústrias aeroespaciais do mundo – fez parceria com o Instituto SENAI de Inovação em Sistemas Virtuais de Produção (ISI SVP), da Firjan, para o desenvolvimento de dois projetos inovadores, com potencial de mercado e viabilidade econômica para a indústria 4.0. Trata-se da investigação das tecnologias de realidade virtual e de realidade aumentada para acelerar o futuro do treinamento de pilotos, comissários e mecânicos, por meio dos projetos: Realidade Virtual Portátil; e User Experience e Automatização para Realidade Aumentada.
A demanda da Embraer, por meio dos seus times de Desenvolvimento Tecnológico e Suporte ao Cliente, chegou ao ISI SVP a partir de uma busca de instituições com background e conhecimento prévio dessas ferramentas que seriam foco da investigação científica.
“As tarefas e os procedimentos operacionais, relacionados ao uso de realidade virtual pelos pilotos, consideraram os rigorosos padrões aeronáuticos. Foram gerados em conformidade com os manuais e com um visual agradável para interação dos profissionais envolvidos na avaliação tecnológica. Na vanguarda da transformação digital e cientes das necessidades do mercado, os pesquisadores do ISI colaboraram para o desenvolvimento de uma ferramenta dinâmica e flexível, capaz de viabilizar a inserção de novos procedimentos operacionais, atualizando informações de forma efetiva”, destaca Renato Marques Alessandri, um dos engenheiros de Suporte ao Cliente envolvidos no projeto de pesquisa. Também participam da equipe de engenheiros da companhia Eduardo de Athayde Cunha Borges, Leandro César da Silva, Fabio Mitsuhiko Simomura e Ricardo Rulli, além do designer visual Sérgio Ricardo Motta da Silva.
A Embraer é uma das empresas brasileiras que mais atua no ecossistema de inovação aberta e reúne líderes do setor em parcerias estratégicas, por meio de mecanismos ágeis de cooperação. Nesse sentido, Rulli acrescenta que os projetos tiveram uma resposta extremamente positiva e em linha com a cultura da empresa, que valoriza as parcerias para potencializar a inovação. “Tivemos a oportunidade de levar a campo e mostrar aos mecânicos aeronáuticos a prova de conceito em realidade aumentada. Todos ficaram bem impressionados com a experiência e riqueza de detalhes implantados na aplicação, que apresenta informações técnicas para execução das atividades, guiando o profissional etapa a etapa”.
As tecnologias de realidade aumentada e realidade virtual trazem flexibilidade ao processo de treinamento, e surgem como potencial ferramenta adicional aos processos tradicionais, de modo a aperfeiçoar a absorção do conhecimento e para orientar, com eficiência, a execução de procedimentos de operação e manutenção de aeronaves.
Estado da Arte
Como importante ferramenta para a promoção da inovação, somada à força criativa dos pesquisadores do ISI, foram desenvolvidas provas de conceito dos dois projetos, fomentando a gestão do conhecimento na Embraer. O objeto do estudo, explica Bruno Xavier, coordenador de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação na Firjan SENAI, envolveu explorar o estado da arte em tecnologias emergentes, visando gerar mais eficiência e produtividade na execução de atividades de operação e manutenção. Outra busca foi prover informações e capacitação através do desenvolvimento de provas de conceito e demonstradores, para aplicação em novas soluções inovadoras e novos serviços.
Os pesquisadores dos Laboratórios de Projeção Virtual e de Realidade Mista, em parceria com os engenheiros da Embraer, combinaram seus melhores conhecimentos e desenvolveram as duas potenciais aplicações para auxiliar nas tarefas de aprendizagem no campo da mecânica e de pilotagem.
Parceria para inovação
A parceria com a Embraer é um dos exemplos de serviços oferecidos pelos Institutos SENAI de Inovação (ISI). Os ISIs reúnem condições ideais para inspirar, informar e orientar as empresas a compartilhar, liderar e criar tecnologias em parceria. Nesse ambiente, as empresas buscam soluções inovadoras por meio de uma base de cultura de inovação. O domínio e a capacidade de aplicação do conhecimento científico têm ampliado as oportunidades de investimento e crescimento da indústria, a partir da geração de novos produtos, processos e serviços.
Paulo Furio, gerente de Pesquisa e Desenvolvimento da Firjan, está à frente de quatro operações: ISI Química Verde, ISI Sistemas Virtuais de Produção, ISI Inspeção e Integridade e do Centro de Inovação SESI em Saúde Ocupacional. Furio ressalta que a Firjan é mais que um hub estratégico de tecnologia e inovação.
“Além de termos capacidade extraordinária de oferecer as melhores soluções para as empresas, contamos com relacionamento enorme com instituições privadas, universidades e academia, integrando todo o conhecimento”, ressalta.