Publicado em 27/06/2024 - Atualizado em 27/06/2024 15:05
VACINAR PARA
FICAR EM ATIVIDADE
Firjan SESI apoia as empresas em suas campanhas de vacinação. O SESI é o segundo maior aplicador de vacinas do país
A Bayer utilizou este ano, pela primeira vez, os serviços da Firjan SESI na campanha de vacinação contra a gripe na sua sede em Belford Roxo, na Baixada Fluminense. Já foram aplicadas 272 doses em dois dias da ação e haverá uma nova data de repescagem com mais 120 doses. Como a indústria opera em três turnos de trabalho, nem todos que quiseram se vacinar conseguiram nas duas primeiras datas agendadas.
Para mobilizar os trabalhadores, assim que a data da campanha foi fechada com a Firjan SESI, a Bayer usou seus canais de comunicação interna. Toda quinta-feira, circula um boletim de notícias, e as TVs de comunicação interna, no restaurante, também convocaram para a vacinação. “O parque industrial é muito grande, então fizemos uma seção de vacinação fixa e outra volante, que foi a todas as áreas da fábrica. Isso dá bastante certo, mesmo assim ainda tem mais gente para a repescagem”, informou Ana Luiza Ferreira, do corpo médico do setor de Saúde Ocupacional da Bayer.
Clique aqui e solicite um orçamento!
O SESI é o segundo maior aplicador de vacinas do país, segundo a Confederação Nacional da Indústria (CNI), atrás apenas do SUS. Tradicionalmente, a Firjan SESI oferece a vacina contra a gripe para trabalhadores das indústrias do estado do Rio de Janeiro. A campanha de vacinação pode ser realizada na própria empresa ou nas unidades próprias da Firjan SESI. Este ano, 11.051 trabalhadores se vacinaram até final de abril através do Serviço de Saúde Ocupacional da Firjan SESI. A perspectiva é que outros milhares de trabalhadores também venham a ser vacinados durante a campanha.
A médica Ana Luiza explica que a Bayer já utilizou outros serviços oferecidos pela Firjan SESI, por isso resolveu este ano optar pela vacinação também. “Já tínhamos feito outras ações em parceria com a Firjan. Gostamos bastante, aí apareceu a oportunidade de contratar a vacinação. E deu certo”, reforçou.
“A vacinação contra a gripe é uma ação fundamental que vem sendo adotada pelas empresas que zelam pela saúde de seus trabalhadores. Além de prevenir as ausências por motivo de doença, contribui para a melhoria do clima organizacional e produtividade no ambiente de trabalho, fazendo com que a imunização ganhe cada vez mais espaço nas pautas corporativas. Para os funcionários, os benefícios são inúmeros, pois a vacinação é considerada uma das intervenções de saúde com maior impacto na prevenção de doenças infectocontagiosas. Logo, contribui diretamente para a saúde e a qualidade de vida”, destaca Henrique da Fonseca Marques, gerente de Saúde Integrada da Firjan SESI.
A Bayer iniciou a campanha de vacinação contra a gripe devido a demandas ligadas ao absenteísmo de funcionários por doenças no trato respiratório. Segundo Ana Luiza, quem não se vacina, fica mais propenso a ter gripe mais forte. O gasto que a empresa faz em vacina fortifica o lema da indústria.
“A gente tem o lema na Bayer: Saúde para Todos. Temos que pensar nos colaboradores. Por questão de horário, é difícil sair para tomar vacina num setor de saúde. Por que não trazer para dentro da empresa que já tem o Setor de Saúde Ocupacional e facilitar o processo? A maioria das pessoas quer se prevenir. A segurança vem sempre em primeiro lugar, principalmente em relação à saúde”, garante a médica da Bayer.
A Firjan SESI promove anualmente a campanha de vacinação contra a gripe, que pode ser realizada nas unidades de saúde ou in company (nas dependências da empresa). A Firjan SESI conta em seu quadro com uma equipe multidisciplinar, com 800 profissionais, aproximadamente, que atuam nas diversas competências de Segurança e Saúde do Trabalhador (SST) e Promoção de Saúde, visando apoiar as indústrias e empresas do estado.
A campanha é feita na capital e nos demais municípios do estado, e as doses oferecidas são a trivalente e a quadrivalente. Este ano, 84 empresas já contrataram o serviço de vacinação da Firjan SESI. Podem participar empresas, indústrias, associadas ou não a um sindicato. Mas os associados Firjan/CIRJ têm desconto nos valores. A variação de preço é de acordo com a categoria, se é micro e pequena empresa, ou ainda pela quantidade de doses solicitadas.
Grande Adesão
Na empresa TAG, a rotina de vacinação pela Firjan SESI também começou este ano. A companhia, que detém a mais extensa rede de gasodutos de transporte de gás natural do país, explica que contratou a Firjan SESI tendo como referência sua reputação e qualidade nos serviços oferecidos. No momento, prioriza a imunização contra a Influenza devido à maior incidência da gripe. Vale lembrar que a TAG oferece a vacina para todos os seus empregados e prestadores de serviço visando à preservação da saúde de todos.
Estão sendo aplicadas, em média, 250 vacinas contra Influenza nesta campanha na empresa no Rio de Janeiro. De acordo com a TAG, a adesão dos colaboradores é consistentemente alta: mais de 70% de participação. Além disso, a companhia faz outras ações de conscientização sobre o cuidado com a saúde e bem-estar. Os colaboradores já estão familiarizados com as campanhas e costumam aguardar o período de vacinação.
Em relação aos serviços oferecidos pela Firjan SESI, a TAG destaca a qualidade diferenciada da atuação da instituição, que inclui também os exames ocupacionais da empresa. Nesta campanha de vacinação, a empresa contou com um atendimento individualizado e um sistema eficiente de acompanhamento e registro das vacinas administradas. A qualidade da organização e o cuidado da instituição foram fundamentais para a escolha da Firjan SESI como parceiro no atendimento de serviços de saúde ocupacional da empresa, segundo a própria TAG.
Entre os benefícios da vacinação na empresa citados pela TAG estão a conveniência para os trabalhadores, diminuindo a probabilidade de baixa adesão em decorrência da falta de tempo e distância de deslocamento até um posto de vacinação.
Covid-19
Outra frente em que a Firjan SESI atuou com bastante força foi durante a pandemia de Coronavírus. A Firjan ofereceu seu espaço e sua estrutura na Casa Firjan, em Botafogo, se transformando em um posto de vacinação por meio de uma parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) do Rio de Janeiro, onde foram aplicadas milhares de doses de vacina contra a Covid-19. Além dessa iniciativa, o Centro de Inovação SESI em Saúde Ocupacional (CIS-SO) aplicou os testes de Covid em mais de 90 mil colaboradores das empresas, desde abril de 2020 até julho de 2023, apoiando a saúde dos trabalhadores e contribuindo de forma decisiva para a produtividade da indústria do estado do Rio de Janeiro. As pequenas e microempresas tiveram gratuidade na aplicação dos testes.