Saiko Ohsara, da Universal Bakes and Cafe, do Japão: padaria à base de plantas

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL COM
PRODUTOS PLANT-BASED


Saiko Ohsara é fundadora e proprietária da Universal Bakes and Cafe, uma popular padaria à base de plantas (100% vegana), baseada em Tóquio, capital do Japão. Seus pães, bolos, baguetes, croissants, sanduíches, sopas são todos feitos apenas com ingredientes vegetais, sem ovos, leite ou manteiga. Ela também é presidente da Saikolo Shokudo, uma empresa de consultoria especializada em eventos promocionais, inaugurações de cafés e padarias e criação de conceitos de produtos alimentícios.

 

Pela primeira vez no Brasil, Saiko participou do NutriSaúde Summit – o elo da indústria saudável, encontro internacional realizado pela Firjan SESI que apresentou oportunidade de negócios na cadeia produtiva de alimentos e bebidas, reunindo mais de 1.000 pessoas em junho, na Casa Firjan. Ela ministrou a palestra “Panificação saudável: uma visão internacional” e compartilhou sua experiência à frente do seu negócio, que foi uma das primeiras experiências do tipo no Japão.

 

Saiko veio mostrar aos empresários brasileiros do setor de Alimentos e Bebidas que participam do NutriSaúde Summit que a panificação saudável tem se tornado uma tendência global, à medida que o consumidor busca, cada vez mais, opções mais saudáveis e nutritivas, enxergando a importância do impacto que a alimentação tem na saúde. Confira a entrevista com a empresária:

 

CI: Como começou sua carreira em sua plant-based bakery? 
Saiko Ohsara: Depois da faculdade, trabalhei em uma agência de publicidade e abri minha própria agência de planejamento no setor de alimentos, em 2011. Depois, em 2016, abri uma cafeteria à base de vegetais e, em 2020, uma padaria. Quando abrimos a Universal Bakes and Café, quase não havia padarias à base de vegetais no Japão. De certa forma, criamos uma padaria com produtos que não existiam, com tentativas e erros, respondendo a conselhos de vários amigos que eram chefs. Isso exigiu muito sangue, suor e lágrimas! Tinha muitos amigos que eram chefs de restaurantes, os quais conheci quando trabalhava em uma agência de publicidade. Eles não sabiam exatamente como fazer produtos à base de plantas, mas nos ajudaram muito. 


CI: Você considera que a panificação natural é uma tendência mundial?  
Saiko Ohsara: Sim, acho que as pessoas em todo o mundo se sentirão atraídas pelo sabor natural dos ingredientes.

 

CI: Como está o mercado de panificação natural no Japão? 
Saiko Ohsara: No Japão, em grandes cidades como Tóquio, as pessoas estão comprando, cada vez mais, pães e bolos feitos com os ingredientes mais simples possíveis.

 

Saiko Ohsara no NutriSaúde Summit: a empresária busca melhorar o sabor natural dos produtos, criar algo novo e vender para clientes de todas as culturas alimentares (Fotos: Paula Johas)

 

CI: O que você acha sobre as padarias brasileiras e os ingredientes locais? 
Saiko Ohsara: Eu visitei padarias por aqui. Estamos usando o mesmo tipo de técnica. Mas observei que as padarias brasileiras têm menos variedades de produtos que as japonesas. A impressão que eu tive é que se tem mais foco nos produtos mais populares. Em relação a materiais, senti que a manteiga e o ovo são ingredientes muito importantes. Ao visitar supermercados, vi muitas variedades de óleos. Penso que os brasileiros conseguirão fazer produtos macios e gostosos.

 

CI: Você tem uma estreita ligação com a Comunicação, possui uma empresa de consultoria especializada em eventos e criação de conceitos de produtos alimentícios. O que precisamos entender sobre a importância da comunicação para a disseminação de novas tendências no mercado de alimentos veganos? 
Saiko Ohsara: Fazemos alimentos apenas com ingredientes de origem vegetal, mas não apenas para pessoas veganas. E, sim, para todos. Acredito que o mais importante é fazer alimentos à base de plantas com uma qualidade que realmente seja saborosa e comunicar isso a todos.

 

CI: Qual tipo de produto é mais desafiador para transformar em plant-based? 
Saiko Ohsara: O mais difícil foi realmente o croissant. Como o produto se originou na França, para se chegar ao formato original, é preciso muito da manteiga.

 

CI: Pretende levar o pão de queijo brasileiro em plant-based para a Universal Bakes? 
Saiko Ohsara: Você acertou precisamente. Comi quatro tipos de pães de queijo e achei muito gostosos. Gostaria realmente de produzir isso. No Japão, temos um ingrediente, uma espécie de farelo produzido a partir do sakê. Com isso, acredito que seria possível fazer pão de queijo.

 

CI: Quais são as vantagens de produzir este tipo de produto? 
Saiko Ohsara: Três aspectos importantes:

  • Melhorar o sabor natural e delicado de ingredientes à base de plantas.  
    Utilizando receita plant-based conseguimos ressaltar o gosto do trigo e de outros ingredientes. As pessoas pensam: puxa, o trigo do Japão é tão gostoso, a cenoura tem um sabor tão bom. Quando produzimos plant-based, apreciamos o sabor natural e acabamos utilizando menos açúcar. Quando produzimos desta forma, estamos usando receitas sustentáveis que beneficiam o planeta Terra e acreditamos que são mais saudáveis.

     

  • Poder criar algo novo com base em técnicas tradicionais. 
    Não usamos técnicas especiais. Tudo o que produzimos é feito pelos nossos cozinheiros e chefs. O que nos dá muita alegria é que conseguimos criar algo novo com base em técnicas e materiais tradicionais. Isso é excitante para nossos clientes e trabalhadores.

     

  • Comprado por clientes de várias culturas alimentares. 
    Em termos de negócio, antes algumas pessoas não frequentavam padarias. Nas padarias japonesas, há cerca de 40 tipos de produtos. A maioria utiliza ovo, leite e manteiga. Pessoas que não consomem esses produtos não conseguem comprar quase nada, mesmo que haja oferta de tantos produtos. Na nossa padaria plant-based, a pessoa consegue comprar quase tudo. Apresentando produtos deste tipo, começamos a ter clientes que antes não frequentavam padarias. Cerca de 20% dos nossos clientes são pessoas que não podem comer leite e ovo, ou crianças que têm alegria. As crianças dizem: “mãe, podemos comprar qualquer coisa?”. E elas ficam muito felizes.