empresário aponta para uma tela panorâmica virtual

FIRJAN:
LUGAR DE INOVAR


Inovação, um tema transversal a que se debruçam os institutos Firjan SENAI, o Centro de Inovação Firjan SESI, a Casa Firjan e a Firjan IEL

 

A Firjan, a Casa Firjan e a Firjan IEL realizaram diversas ações em 2023, que priorizaram a inovação, a educação, as novas tendências, os avanços da tecnologia, a história da indústria e atividades criativas e artísticas. Podemos destacar: as Caravanas e Imersões Sindicais e Empresariais, o Festival Futuros Possíveis, o BIN@Rio, o I Encontro de Educadores do Século XXI como marco do lançamento do Portfólio SESI de Educadores, as Rodadas de Inovação, a Exposição Granado, os Eventos Casa Aberta e o novo Fab Lab. Confira abaixo.

 

Caravanas e Imersões Empresariais 

A Firjan realiza caravanas para que os sindicatos possam trabalhar prospecção e fidelização das empresas, fortalecendo o associativismo e a representatividade empresarial. Os sindicatos são responsáveis por mobilizar as empresas e podem levar até 40 empresários para as principais feiras na região Sudeste. As empresas têm a oportunidade de conhecer as tendências do setor, conhecer novas tecnologias e inovações e ampliar a rede de contatos. Em 2023, foram 47 caravanas para 20 feiras, com 1.359 participantes e 791 empresas.

 

Já as imersões nacionais e internacionais da Firjan IEL, dedicadas aos líderes sindicais, têm como objetivo de capacitar a liderança sobre as principais tendências do setor, conhecer modelos de negócio e formação de mão de obra, além de ampliar os saberes sobre formatos de representatividade empresarial e associativismo. As três imersões nacionais somaram 25 representantes sindicais para os eventos das áreas de: Panificação – Belo Horizonte/MG, Moda – Febratex Summit – SC e Móveis – FIMMA – RS. Já as quatro imersões internacionais reuniram 32 representantes sindicais. Veja as áreas e os destinos: Reparação – Gastech – Singapura, Panificação – IBA – Alemanha, Audiovisual – American Film Market – EUA e Construção Civil - Big 5 – Dubai.

 

E foram realizados ainda eventos sindicais e setoriais para debate de temas de impacto, networking e geração de negócios, que tiveram mais de 22 mil participantes.

 

 

Portfólio SESI de Educadores

O I Encontro de Educadores do Século XXI, promovido pela Casa Firjan e pela Firjan SESI, em 27 e 28/10, teve como marco o lançamento do portfólio de cursos para educadores. O objetivo do portfólio é a promoção de debates inovadores entre os educadores, considerando o contexto nacional e o regional, e a troca de experiências sobre novas práticas educativas entre instituições e profissionais da área. Metodologias ativas, competências Steam (Artes, Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática), transformação digital na educação, diversidade e sustentabilidade são consideradas os pilares da educação do futuro. 

No contexto do Ensino Médio, “um grande desafio é melhorar a retenção de alunos. Há grande evasão escolar, sobretudo dos mais pobres. A Firjan oferta educação profissional a milhares de jovens e adultos na Firjan SENAI e tem também avançado na Educação Básica. Com esse seminário, ampliamos o portfólio da Casa Firjan SESI para Educadores, que pretende constituir um desenvolvimento inovador da educação no nosso estado”, explicou Luiz Césio Caetano, 1º vice-presidente da Firjan. 

O portfólio contempla cursos de educação continuada, encontro de educadores do século XXI, Aquários (palestras) educacionais em formato presencial e gratuito, para o desenvolvimento de competências inovadoras dos profissionais da educação básica das redes pública, privada e da Firjan SENAI SESI.  

Aliado a esses propósitos, o Espaço SESI Educa Freire é um ambiente dedicado à formação, reflexão e prototipagem das práticas educativas dos profissionais da educação básica. Seu propósito é contribuir para a construção de uma educação de qualidade alinhada ao presente e conectada às expectativas do futuro. 

“Na Firjan SENAI SESI, podemos criar soluções de educação em escala que possam ser expandidas para o estado. Sem preconceito e amarras em relação à tecnologia e ao humanismo. Adaptação talvez seja a principal regra”, defendeu Vinícius Carvalho, diretor de Educação e Cultura da Firjan. Os temas dos cursos desenvolvidos em 2023 foram robótica educacional, aprendizagem baseada em projetos, linguagem artística e letramento científico. Mais de 80 professores foram certificados. 

 

BIN@Rio 

 A Casa Firjan e a Firjan IEL realizaram, em parceria com a Universidade do Porto, a BIN@Rio, edição 2023 da plataforma de inovação Business and Inovation Network (BIN), entre 17 e 19/10. O tema que guiou a programação foi Territórios e Inovação, com um recorte sobre como o soft power incentiva a inovação para o crescimento dos negócios. O evento contou com 1.100 participantes. 

“Inovação em rede tem a premissa do encontro para fomentar a troca de ideias, e por isso promovemos o BIN@Rio. Ao longo de um ano, desenvolvemos o conteúdo junto com a Universidade do Porto a fim de trazer essas atividades, pela primeira vez, ao Rio de Janeiro, uma cidade cujo DNA tem muito a ver com soft power”, comentou Bebel Oschery, gerente de Conteúdo e Inovação Empresarial da Casa Firjan e da Firjan IEL. 

 

Prêmios para Startups 

 

Neste ano, a Firjan IEL promoveu dois prêmios para estimular a inovação e a competitividade entre startups: um no Rio Construção Summit (RCS) e outro na BIN@Rio. Em parceria com o Sinduscon-Rio, foi realizado o Desafio Rio Construção Pitch, no primeiro dia do RCS, em setembro, com a apresentação e reconhecimento de seis startups do Rio de Janeiro. Quem levou o primeiro lugar foi a Nimbus Meteorologia, de Luiz Felippe Costa, seguida pela Nextone, de Carlos Fernando Carvalho Motta. O serviço oferecido pela Nimbus é um sistema de gestão de risco climático para obras, focado em resolver como lidar com as condições externas. Os Desafios aproximam as pesquisas desenvolvidas pela academia, as soluções criadas pelas startups e as necessidades das empresas. 

 

No Desafio de Inovação da Business and Inovation Network (BIN@Rio), em outubro, cinco startups apresentaram soluções para tornar as cidades mais inteligentes, humanas e sustentáveis. A Octa City, de Niterói, de Otávio Henrique Flaeschen Oliveira, levou o primeiro lugar. A Octa City é uma solução baseada em Inteligência Artificial que integra dados em tempo real de sensores urbanos e fornece alertas antecipados e análises para combater inundações e outros desastres nas cidades. Anderson Marcelo Fernandes Luiz, CEO da Delivery das Favelas, de Duque de Caxias, arrematou o segundo lugar. 

 

Festival Futuros Possíveis deste ano, que teve como tema: Tempo: Perspectivas e Reinvenções (Foto: Vinícius Magalhães)

 

Festival Futuros Possíveis 

A 6ª edição do Festival Futuros Possíveisem 24 e 25/11, organizada pela Casa Firjan e pela Firjan IEL, teve como tema Tempo: Perspectivas e Reinvenções e contou com mais de 340 participantes nas diversas palestras, painéis e oficinas com especialistas do Brasil e do mundo. O evento marcou a volta do presencial em dois dias de networking, reflexões, aprendizado prático e atividade com Realidade Virtual. Os eixos temáticos foram: Estudos de Futuro, Longevidade, Tempo das Coisas e Percepções Plurais. 

Carol Fernandes, coordenadora do Lab de Tendências da Casa Firjan, apresentou junto a Isabela Petrosillo, pesquisadora do Lab de Tendências, o Report Macrotendências, que identifica vetores de mudanças, mapeando cenários futuros: “Nossa pesquisa é feita por uma equipe multidisciplinar, o que traz visões diferentes que nos ajudam a refletir melhor. A inflação verde, o impacto da emergência climática na economia, a proliferação de conteúdos falsos e a Inteligência Artificial (IA), além da relação de trabalho homem x máquina, foram os principais temas em debate”. 

 

Rodadas de Inovação 

As Rodadas de Inovação têm por objetivo criar conexões estratégicas entre empresas, startups e Instituições de Ciência e Tecnologia, proporcionando um ambiente estimulante, de colaboração e troca de conhecimentos para conectar desafios e soluções, acelerar o desenvolvimento de inovações, expandir a rede de contatos dos participantes e descobrir novas parcerias. Os temas deste ano foram Saúde e Sustentabilidade e reuniram mais de 900 participantes.

 

 

Exposição Granado 

A mostra Design e Indústria − A História da Tradicional Botica Granado, inaugurada em 16/10, apresenta os principais acontecimentos dos 153 anos de história da empresa centenária, que tão bem representa a força da indústria no Rio de Janeiro. Em mais de 250 peças de acervo, o público conhece o desenvolvimento dessa emblemática indústria de fármacos e cosméticos do Brasil. A exposição ocupa três áreas da Casa Firjan: Térreo, Galeria e Casa, e já recebeu mais de 25 mil visitantes. A visitação se encerra em 28/01.  

 

Novo Fab Lab 

novo Fab Lab da Casa Firjan e da Firjan SENAI é um dos maiores da América Latina. Com três pavimentos, ele conta com mais de 10 tecnologias – como fotografia, lab de usabilidade, escaneamento 3D, gráfico, costura, impressão 3D, eletrônica e Bio Lab. É o único no Brasil com biotecnologia integrada, que permite, por exemplo, experimentos a partir de biomateriais, produzidos por bactérias. É também o único Fab Lab da Rede aberto ao público, que pode desenvolver projetos e fazer experimentações através do aluguel de máquinas ou frequentando gratuitamente o Open Day.

 

Panorama de um dos três andares do novo Fab Lab da Casa Firjan e Firjan SENAI, que conta com diversas tecnologias e pode ser usado pelo empresário para experimentações (Foto: Vinícius Magalhães)

 

Eventos Casa Aberta 

Eventos gratuitos realizados ao longo do ano, com shows e atividades criativas, para inspirar o público através de temáticas que valorizam o papel da sociedade e da indústria como agentes de transformação. As ações desenvolvidas em 2023 foram: Verão na Casa, Experiência Inova e Férias na Casa, que atraíram 210 mil visitantes até novembro. 

 

Institutos SENAI e Centro de Inovação SESI

Na rede de Institutos de Inovação (ISIs) e de Tecnologia (ISTs) da Firjan SENAI e no Centro de Inovação da Firjan SESI (CIS), o destaque de 2023 foi a ampliação do número de projetos integrados. Essa é uma atuação valorizada por unir as competências dos institutos, permitindo maior complexidade e diferenciação dos produtos e serviços em desenvolvimento. “A junção de competências garante nossa vantagem competitiva, pois o cliente teria que contratar três ou quatro empresas e fazer uma gestão bastante complexa de projetos para receber o que os nossos institutos fazem”, explica Daniel Salles, gerente de Infraestrutura e Produtos Tecnológicos. 

Startups e empresas de pequeno porte interessadas em acessar recursos ou formatar projetos, podem entrar em contato com a Firjan. Confira!